Como Fazer um Currículo

thumbnail

Quantos, já com a ideia de ter que criar um currículo a partir do zero ou ter que colocar as mãos, se desesperaram? Especialmente considerando que os recrutadores levam em média apenas 6 segundos para entender se um currículo é digno de nota ou não?

Calma, não há necessidade de se mexer. Sabemos que escrever um currículo não é uma coisa simples que todos podem fazer por conta própria e estamos aqui para ajudá-lo. Explicaremos de maneira simples como elaborar um currículo, passo a passo e com exemplos práticos.

Como escrever um currículo: nossas 10 melhores dicas para quem procura emprego

Então, como você escreve um currículo? Escrever um a partir do zero pode desencadear a ansiedade clássica da folha branca, porque você não sabe por onde começar. Queremos ajudá-lo, fornecendo 10 dicas sobre o que fazer e o que evitar ao escrever seu currículo.

Como escrever um currículo:

Escolha o modelo e o layout mais adequados

Para diferentes profissões, diferentes layouts de currículos podem ser necessários. Faça uma pesquisa para descobrir qual deles melhor se adapta às suas necessidades.

Use um tom adequado e o nível certo de formalidade

Seu currículo será lido pelos recrutadores , com quem você certamente não terá a mesma confiança que pode ter com seus amigos. Certifique-se de manter um tom profissional e amigável.

Insira suas experiências, desde as mais recentes às mais remotas

Você deve primeiro mostrar o que faz agora ou, de qualquer forma, não faz muito tempo, para dar mais importância ao seu setor e à posição a que aspira.

Inclua as informações corretas nas seções apropriadas

Um currículo ordenado e coerente certamente será apreciado pelos recrutadores; portanto, tente respeitar as seções apropriadas ao preencher o currículo. Mas tome cuidado para não demorar demais!

Sempre verifique seu currículo antes de enviá-lo

Algo pode dar errado, portanto, verifique sempre o seu CV para evitar visões ruins. Você também pode conseguir alguém para ajudá-lo, para ter certeza do resultado final.

Nunca envie um currículo com erros gramaticais

Confie em mim, é a primeira coisa que os recrutadores perceberão, a única que eles lembrarão e a principal razão pela qual não o levarão em consideração.

Digite os resultados alcançados

Esqueça a modéstia, você precisa provar quanto vale inserindo os prêmios que obteve. Não fazer isso pode tirar o valor que você merece.

Adapte o seu CV à posição para a qual está se candidatando

Você precisa fazer com que os recrutadores entendam que realmente deseja esse cargo, portanto esse aspecto também deve surgir em seu currículo.

Evite entrar em experiências contraproducentes ou irrelevantes para a posição em que está se candidatando

Lembre-se sempre de se apresentar da melhor maneira possível para se candidatar a um emprego específico. Se você teve experiências extras em seu setor ou teve uma discussão com seu chefe anterior, isso não é muito favorável.

Verifique se o seu currículo é consistente com a carta de apresentação em anexo

O currículo deve ser enviado juntamente com a carta de apresentação, quando necessário , para que não faça muito sentido inserir determinadas informações no currículo e dizer exatamente o oposto da carta, você não acha?

As perguntas mais comuns feitas pelos candidatos a emprego

Curriculum vitae ou CV: o que é e para que serve?

O curriculum vitae é a chave com a qual você entra (ou se instala) no mundo do trabalho e, exatamente por esses motivos, seu curriculum vitae deve ser:

  • Pedido, para facilitar a leitura pelos recrutadores. Lembre-se de que seu currículo é o espelho de sua experiência profissional.
  • Obviamente, para que aqueles que leem seu currículo entendam imediatamente com quem estão lidando. Exponha suas experiências com palavras simples e adequadas ao contexto.
  • Completo, para que o leitor entenda imediatamente seu caminho, quais habilidades você possui e como você pode contribuir com base em suas habilidades.
  • Atualizado, porque um currículo bem guardado certamente atrairá a atenção de um potencial empregador.

Como escrever um curriculum vitae claro e eficaz?

E aqui voltamos ao cerne da questão: é importante estruturar o curriculum vitae de acordo com padrões precisos. Para escrever um curriculum vitae, você deve:

  • Escolha um bom modelo, então ele é adequado ao contexto e ao setor de trabalho para o qual você está escrevendo o currículo.
  • Insira sua fotografia. Serve tanto para você dar uma primeira impressão válida quanto para quem lida com a seleção entender quem eles estarão enfrentando.
  • Insira indicações direcionadas e detalhadas apenas o suficiente para fazer você entender que tipo de percurso profissional e educacional você tem atrás de você.
  • Indique as habilidades, tanto as habilidades leves quanto as difíceis. Eles precisarão ser destacados para que outras pessoas entendam seu valor e adequação para um cargo específico imediatamente.
  • Use um tom de voz profissional, mas ainda amigável, para deixar claro que você está bem disposto a atender às necessidades dos recrutadores.

Como contornar os robôs do ATS: Como escrever um currículo para passar pelos filtros do ATS

O que se entende por ATS ? ATS é uma abreviação que significa Applicant Tracking System, que indica um sistema de bot capaz de analisar eletronicamente um grande número de currículos e de fazer uma análise quase instantânea do conteúdo, acelerando consideravelmente o trabalho dos envolvidos na seleção.

Portanto, é importante entender como criar um currículo “à prova de ATS”, começando principalmente pela inserção de palavras-chave: uma boa estratégia é usar alguns dos que também são usados ​​no anúncio de emprego, para fazer o currículo parecer ainda mais relevante.

Mas tome cuidado para não fazer uso excessivo de palavras-chave exatamente para ser o mais adequado possível para o local de trabalho. O ATS penaliza fortemente os CVs que fazem uso excessivo de palavras-chave.

Portanto, tente obter o equilíbrio certo com a inserção de palavras-chave, sem exagerar. Ao fazer isso, seu CV não será considerado não autêntico e catalogado como se tivesse sido escrito por máquinas; portanto, você terá mais chances de ser transmitido a uma pessoa natural.

Portanto, seu CV deve ser configurado para que os robôs do ATS possam lê-lo facilmente. Então, como você escreve um currículo adequado para a análise do ATS?

  • Use um modelo e fonte adequados para o ATS. Elementos muito complexos podem não ser analisados ​​corretamente.
  • Entre em uma seção dedicada às suas habilidades. O ATS se concentrará nesta parte para avaliar o potencial do candidato.
  • Use as abreviações e as palavras exatas correspondentes. Ao fazer isso, verifique se o ATS analisa o conteúdo do CV corretamente.
  • Use palavras-chave de acordo com a função para a qual você está se candidatando. Os robôs que atuam através da pesquisa de palavras-chave avaliarão positivamente a presença das palavras-chave nas quais os recrutadores estão direcionados.
  • Certifique-se de evitar erros de ortografia. Um simples erro de digitação pode comprometer sua aparência por meio de palavras-chave.

Você ficou preso no currículo por falta de inspiração? Existe uma solução muito simples!

Sabemos que não é fácil entender como fazer um currículo. Devemos prestar muita atenção à obtenção de um bom resultado, tanto aos seus olhos quanto aos de um potencial empregador. Mas podemos garantir que até os melhores podem achar difícil criar um currículo, principalmente porque não é algo que eles ensinam na escola ou em um curso.

Lembre-se de que mesmo as pessoas acostumadas a ver e reescrever currículos costumam encontrar exemplos, modelos de currículo e modelos em seu setor muito úteis ; portanto, não tenha medo de se inspirar nos outros se não souber por onde começar.

Você também pode usar uma ferramenta on-line, para ajudá-lo a criar e modificar uma com base nos exemplos fornecidos e facilmente personalizáveis. Com esta ferramenta – e graças aos nossos conselhos – ficará claro para você como escrever um curriculum vitae de forma rápida e fácil.

Como escrever um currículo: os melhores exemplos de currículo

Estudar a maneira como os vários tipos de currículo são estruturados pode ser muito útil se você precisar escrever o seu próprio sem ter idéias muito claras sobre como começar.

Abaixo, você encontrará exemplos práticos de como configurar seu currículo com base em sua profissão e no estilo que melhor lhe convier. Esses exemplos podem ajudá-lo a tornar seu currículo atraente e interessante para os recrutadores, para causar uma boa impressão imediata.

Como evitar os erros mais comuns que os recrutadores não gostam

Queremos ter certeza de que você entende que seu currículo deve ser projetado para atender às pessoas diretamente envolvidas na seleção, por isso é importante que todas as informações que eles desejam encontrar sejam inseridas.

Resumindo o que dissemos até agora, podemos dizer que os 5 erros mais comuns cometidos ao escrever o currículo são:

Erros de ortografia e digitação

Releia o que escreveu várias vezes para evitar constrangimentos e momentos de constrangimento no caso de uma entrevista.

Para mostrar demais em palavras

Tente manter um tom profissional, mas ainda cordial e não superior. Os recrutadores podem não olhar favoravelmente para aqueles que agem demais e / ou inadequadamente

Use um design quase excessivo que ofusque suas habilidades

O uso de um layout muito refinado pode levar à dúvida de que você é todo fumado e não é torrado, e que usa gráficos para esconder o fato de que não pode dizer quem é ou o que pode fazer.

Não personalize seu currículo na posição em que está se candidatando

Seu currículo deve ser “feito sob medida” para a profissão que você solicitou. Permita que os recrutadores entendam que você possui as habilidades necessárias na publicação de seus empregos.

Não insira sua foto

Embora alguns argumentem que isso não é tão importante, uma fotografia vale mais que mil palavras para fazer com que os recrutadores entendam quem serão à sua frente; então, insira uma na qual você pareça profissional, mas não muito formal.

E depois de tantas palavras, agora é a sua vez!

Fornecemos todas as informações necessárias sobre como criar um currículo com curadoria atraente para os envolvidos na seleção. O importante é que você tenha em mente os conselhos que recebemos e tenha cuidado para não cometer os erros mais clássicos que possam comprometer seu currículo.

Não desanime, é perfeitamente normal estar em dificuldade nas primeiras vezes em que você redige um currículo, mas verá que, depois de um tempo, tudo parecerá mais fácil e gerenciável.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top