Banco Renegocia Dívida Devido ao Coronavírus? Saiba Mais!

Banco Renegocia Dívida Devido ao Coronavírus? Saiba Mais!

3 de abril de 2020 0 Por Carlos Oliveira

O banco renegocia dívida devido ao Coronavírus? Veja essa resposta agora!

O Coronavírus pegou todo mundo de surpresa em diversos aspectos, com uma quarentena social decretada a maioria da população tem se preocupado muito  o fim do mês chegando e junto com ele as dívidas.

A pandemia que estamos vivenciando trouxe acontecimentos inesperados a cada dia, a cada momento nos deparamos com um novo decreto, uma nova orientação, e assim por diante. Perdemos a nossa tão conhecida rotina, por um confinamento em nossa própria casa.

O Coronavírus fez com que os empregos fosse adaptados a nova realidade, no melhor dos cenários é o Home Office, mas há pessoas que estão suspensos do trabalho, com carga horária reduzida ou até mesmo demitidos. Com uma situação que parece apertar a cada dia, surge a dúvida se o banco renegocia dívida devido ao Coronavírus. Para te ajudar, preparamos esse artigo. Confira!

Você pode gostar de ler: Como sair das dívidas?

banco renegocia dívida devido ao Coronavírus

Fonte: infomoney.com.br

O Banco Renegocia Dívida Devido ao Coronavírus?

Pensada como uma medida para estimular a economia e evitar o impacto causado pelo novo Coronavírus, o Conselho Monetário Nacional, aprovou duas medidas para que seja possível facilitar renegociação de dívidas devido ao Coronavírus.

Só lembrando que o governo federal vem tentando minimizar a todo custo questões relacionadas a perca da capacidade de pagamento de cada indivíduo.

Em uma dessas medidas foi aprovado pelo senado o auxílio coronavoucher que nada mais é do que uma ajuda para que as pessoas consigam pagar suas contas na medida do possível no período da pandemia.  Para saber quem tem direito ao coronavoucher basta ler nosso artigo aqui do blog.

A primeira medida visa facilitar a renegociação de crédito para famílias em empresas que possuem uma boa capacidade financeira e mantém regularmente o pagamento nas operações bancárias utilizadas.

Já a segundo medida que é a que importa para a maioria da população, que consiste no aumento da capacidade dos bancos, podendo assim utilizar seu capital para que seja ampliado a concessão de crédito e também, a renegociação de dívidas.

Como solicitar a prorrogação de uma dívida bancária?

Para solicitar a prorrogação da dívida devido ao Coronavírus, é  bem simples. Basta ir pessoalmente até o seu banco, ou até mesmo entrar em contato pelos canais da internet ou central de atendimento,  e expor a sua situação e suas condições atuais e então solicitar. Mediante o que for apresentado, o banco irá propor a solução mais benéfica para o seu caso.

É importante ressaltar que esta prorrogação só é válida para contratos que estejam com o pagamento em dia. Também fique atento, pois nesse período em que for prorrogado, não poderá ter incidência de juros, ou seja, nesse período o contrato está suspenso, sendo proibida  a cobrança da parcela e de  multas ou  juros. Se caso isso acontecer, saiba que tal ação é abusiva e cabe responsabilidade para a agência bancária.

Veja neste artigo: Horários e limites de transações no Bradesco

banco renegocia dívida devido ao Coronavírus

Fonte: nsctotal.com.br

Como Fica a Situação Para Cada Banco?

Sabemos que cada banco opera de uma forma, e nesse momento tão complicado, há bancos que podem oferecer outros benefícios além da suspensão do contrato. Até o momento, somente os cinco principais bancos do País, se manifestaram sobre a dívida devido ao Coronavírus, mas somente o Bradesco ainda não anunciou com maiores detalhes como irá proceder.

Veja a seguir, o que os bancos prepararam para te ajudar:

Banco renegocia dívida devido ao Coronavírus: Santander

O Banco Santander fará a prorrogação das parcelas a vencer, abrangendo algumas linhas de crédito pessoal, crédito direto ao consumidor e financiamento imobiliário. O banco, também aumentou em 10% o limite do cartão de crédito para todos os clientes que estão em dia com sua fatura.

Banco renegocia dívida devido ao Coronavírus:  Caixa econômica 

A Caixa Econômica Federal, anunciou diversas medidas tanto para pessoa física quanto para empresas. A instituição está garantindo:

  • Possibilidade de suspensão nos contratos de crédito pessoal por até 60 dias
  • Ampliação nas linhas de crédito consignado com taxas melhores, inclusive para aposentados ou pensionistas do INSS
  • Redução de taxas de juros para linha de crédito pessoal, a partir de 0,99% ao mês
  • Disponibilização gratuita  de cartão de débito digital para todos os correntistas

Banco do Brasil

O Banco do Brasil também vai conceder diversas medidas para renegociar dívidas devido ao Coronavírus.

Os clientes com operação de crédito já contratadas, poderão renovar a carência do primeiro pagamento para até 60 dias para linha de crédito automática, e 180 dias para as linhas de crédito referente a salário e consignado.

O banco também irá contemplar os clientes que possuem saldo devedor no cheque especial e cartão de crédito. Para estes casos, o reescalonamento estará disponível  por um prazo de 2 até 96 meses, sem a necessidade de pagamento de entrada.

Todas essas operações podem ser realizadas nas agências, caixa eletrônico ou pelo Internet Banking.

Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco, garantiu para seus clientes com crédito pessoal  e capital de giro, a prorrogação do pagamento por até 60 dias. Já para os clientes que tem empréstimo com garantia de investimento, estes, poderão antecipar as duas próximas parcelas, utilizando o seu saldo do investimento para pagar.

Do mesmo modo, em caso de financiamento de imóveis, o Banco vai postergar por até 60 dias o pagamento, desde que o cliente esteja em dia com as parcelas.

Agora, para os clientes que tenham qualquer débito com o banco, deverá realizar a negociação da forma como já é feita, através do internet banking ou central de atendimento.

Apesar das informações prestadas aqui, destacamos que é de suma importância consultar o seu banco, mediante a sua situação, para que eles possam te ajudar da melhor forma possível.