Cheque devolvido motivo 31 e 48, 35 e 20, 25 e 44: Confira nossas dicas!

Cheque devolvido motivo 31 e 48, 35 e 20, 25 e 44: Confira nossas dicas!

18 de abril de 2019 0 Por Carlos Oliveira

Quer saber o que significa cheque devolvido motivo 31 e 48, 35 e 20, 25 e 44, então confira esse artigo até o final e veja todas as dicas que eu tenho para você.

Por ser uma dúvida recorrente aqui no blog, eu resolvi elaborar este guia bancário com alguns dos principais motivos pelo qual os cheques são devolvidos.

Artigo recomendado: Cheque devolvido motivo 21, 33 e 70

Cheque devolvido motivo 31

Cheque devolvido motivo 31 e 48, 35e 20, 25 e 44! O que é uma devolução de cheque?

Nao basta saber o que significa cheque devolvido motivo 31 e 48, 35 e 20, 25 e 44, é preciso entender também todos os princípios da devolução do cheques.

Uma devolução de cheque ou cheque devolvido se dá no momento em que se identifica algum problema com o cheque emitido, pode ser, por falta de saldo na conta, fraude, rasuras, roubo, etc…

Então pode se dizer que a devolução de cheque nada mais é, que um problema com o cheque emitido, por causa desse problema o cheque não pode ser compensado ou a sua ordem paga.

Você pode gostar de ler: Cheque devolvido motivos 11 e 12 ou 13 e 22

O que significa cheque devolvido motivo 31

Cheque devolvido motivo 31 e 48, 35 e 20, 25 e 44! O que é motivo de devolução?

Motivo de devolução é a forma padronizada pelo Banco Central do Brasil de informar ao correntista o motivo pelo qual o seu cheque não foi pago.

Então não importa qual a agência que você emite cheques, se houver algum problema com o cheque, o motivo de devolução informado nele é o mesmo em qualquer banco.

O que significa o motivo 20?


O motivo 20 aparece quando o cheque é sustado ou revogado, o que acontece aqui é que o motivo 20 aparece quando você teve folhas de cheque em branco extraviada ou roubada.

Por exemplo: Digamos que você recebeu um cheque de terceiro, ao depositar o cheque, se o mesmo for um cheque sustado e o motivo informado for o 20, quer dizer que provavelmente esse cheque foi roubado e alguem tentou te enganar passando esse cheque como pagamento.

O que significa o motivo 25?


Se isso ocorrer em algum cheque que você recebeu quer dizer o cheque teve o cancelamento de talonário pelo participante destinatário. Isso quer dizer que a pessoa que emitiu o cheque não poderia emitir aquele cheque, justamente pelo fato do talonario estar cancelado.

Caso isso ocorra com você, o dono do cheque pode ter tido algum motivo para fazer o cancelamento do talonario, que na grande maioria das vezes é roubo ou extravio do cheque.

Minha dica é entrar em contato com o emitente do cheque para resolver o problema.

Cheque devolvido motivo 31?


Já aconteceu comigo! O motivo 31 quer dizer que houve um erro formal. Quer dizer que o cheque foi emitido errado.

Pode ter sido preenchido de forma errada, quando isso ocorre o banco não paga o cheque. O indicado a fazer ao emitir um cheque é sempre observar se não há erros no preenchimento do cheque.

Quando ocorre esse erro o indicado é não utilizar mais aquela folha de cheque. Preencha outro cheque com cuidado e sem erros.

O que significa o motivo 35?


Digamos que você emitiu um cheque para o dia 25, passou o cheque e algumas tentou mudar a data ou valor do cheque.

Quando o banco constatar esse tipo de problema o motivo que vai aparecer é o motivo 35, o que quer dizer que seu cheque foi fraudado.

O que significa o motivo 44?


Quer dizer que houve prescrição do cheque emitido! Se você emite uma folha de cheque e por algum motivo não usa a folha e após um período de seis meses resolveu passar o cheque pra frente.

Ao descontar essa folha, o banco não irá efetuar o pagamento e o motivo informado será o 44 “prescrição da folha emitida” ou cheque vencido.

Mas como assim! Anteriormente foi dito que cheque não tem prazo de validade?

Realmente cheque não vence, “se a folha estiver em branco” caso seja preenchido essa folha, aí sim ela passará a ter um prazo de validade.

O que o motivo 48?

Este motivo aparece em cheques com valores acima de R$100.00 sem identificação do benefíciario.

Neste caso o portador do cheque não consegue receber o pagamento, somente o beneficiário do cheque consegue sacar o valor do cheque. Neste caso o cheque precisa ser nominal!

Leia também: Cheque Itaú pode sacar em qualquer agência

Cheque devolvido motivos 31

Principais dicas para emitir um cheque da forma correta!

Agora que você já sabe o que significa cheque devolvido motivo 31 e 48, 35 e 20, 25 e 44, eu tenho algumas dicas para evitar erros a preencher um cheque e consequentimente evitar a devolução do documento. Veja:

  • Usar sempre caneta preta ou azul;
  • Evitar rasura;
  • Sempre escreva em letra legível;
  • Verificar se nenhuma informação importante foi omitida, como a data, assinatura e valor
  • Não rasgar a folha ao tirar do talonário

São muitas formas de evitar certos erros ao emitir cheques, eu listei aqui apenas os principais.

Vale dizer que quando um cheque é devolvido a melhor maneira de solucionar o problema é identificar o motivo de o cheque ter sido devolvido e contatar o emissor do cheque para resolver a questão.

Veja também: Como comprar uma máquina de cartão de crédito

Quando um cheque volta por estar sem fundos, pode afetar outra conta em outro banco?

Com certeza afeta sim, principalmente se o documento de pagamento ser apresentado duas vezes e o mesmo voltar por falta de saldo na conta.

O fato de ter o nome incluído CCF, já implica problemas pois as informações do CCF são compartilhadas com todos os bancos e servem para orientar os bancos em como proceder com o cliente.

Espero ter ajudado com essas dicas sobre cheque devolvido motivo 31 e 48, 35 e 20, 25 e 44. Caso este conteúdo enteresse á mais alguém que você conheça, não deixe de compartilhar.

Att: Equipe Guia bancário!