Cheque devolvido motivos 11 e 12 ou 13 e 22! O que é isso? O que significa esses códigos? Essas são dúvidas diárias que ocorrem com frequência, principalmente para lojistas ou algum dono de negócio ao receber ou efetuar algum pagamento.

O cheque serve como documento de pagamento e algumas vezes ocorre de ele ser devolvido, seja por falta de fundos, por falta de informação no cheque ou alguma rasura no mesmo.

Entender cada motivo é super importante para que você que teve um cheque devolvido, pois assim, sabendo o motivo você rapidamente consegue solucionar o problema. Lembrando que todos os códigos e motivos são estabelecidos pelo Banco Central do Brasil.

Artigo recomendado: Cheque Itaú pode sacar em qualquer agência

Cheque devolvido motivos 11 e 12 ou 13 e 22

O que são motivos de devolução de cheques

Cheque devolvido motivos 11 e 12 ou 13 e 22, são códigos pré estabelecidos pelo Banco Central do Brasil que serve para regular e orientar todos os Bancos em como proceder ao processar o serviço bancário em questão.

Cada motivo tem o objetivo de identificar a irregularidade no documento – No caso os cheques – também serve como protocolo de trabalho, auxiliando cada banco.

Por exemplo: Se um cheque está em processo de compensação e por algum motivo o cheque não pôde ser pago, o cheque é carimbado, com o código identificando o motivo pelo qual ele está sendo devolvido.

Veja também: Cheque tem validade? caduca ou prescreve?

Cheque devolvidos motivos 11

Cheque devolvido motivo 11!

Este é um motivo clássico dos bancos, quando o cheque devolvido motivo 11, significa que o cheque não foi compensado por falta de saldo e também que houve a 1° tentativa de pagamento.

Esse motivo não acarreta o encerramento  da conta, mas exige atenção pois você terá seu nome incluso no CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos do Banco Central do Brasil.

Leia também: Como comprovar renda? individual ou familiar?

Cheque devolvido motivo 12

Agora você já sabe que quando aparecer cheque devolvido motivo 11, quer dizer que o cheque foi devolvido pela primeira vez por falta de saldo na conta.

A partir de agora preste atenção ao motivo 12. Ocorre que o motivo 12 é quando o cheque é devolvido pela 2° vez, isto é, houve a segunda tentativa de compecompensação do cheque sem sucesso.

Quando isso ocorre, além de ter o nome incluído no CCF, você poder chegar a ter sua conta corrente encerrada pelo banco.

Você pode gostar de ler: Como comprar máquina de cartão de crédito e débito

O que o motivo 13?

Se você tiver um cheque devolvido pelo motivo 13, significa que a conta foi encerrada pelo banco. Isso é problema muito grave, pois você não pode soltar cheques na praça se não há uma conta corrente onde os cheques serão compensados.

Isso ocorre na maioria das vezes com pessoas que emitiram muitos talões de cheques e vieram tendo problemas em compensar algum cheque, causando o encerramento da conta.

Se você perceber que sua conta foi encerrada, destrua os cheques ou então vá até sua agência bancária para tentar resolver o problema. Soltar cheque na praça cheque na praça sabendo que a conta foi encerrada é muito grave, podendo até ser enquadrado no artigo 171 do código sivil. artigo 171 do código sivil. 

Cheque devolvido motivos 11 e 12 ou 13 e 22: Entenda o motivo 22!

O motivo 22 também é comum! Ele ocorre quando há algum divergência no cheque ou á falta de assinatura para compensação do cheque.

Pode acontecer de você esquecer de assinar o cheque ou por algum motivo assinar de uma maneira diferente do habitual,  se isso ocorrer com certeza o banco não efetuará a compensação do cheque.

Por tanto procure sempre assinar todos os seus cheques da mesma forma para que você não passe por esse transtorno.

Abaixo segue uma tabela emitida pelo Banco Central do Brasil com todos os motivos pelo qual os cheques podem ser devolvidos, veja:

Tabela com motivos de devolução de cheques

Nesta tabela você consegue acompanhar todos os motivos pelo qual seus cheques podem ser devolvidos,  lembrando que apenas os motivos 12, 13 e 14 são os únicos que levam a inclusão do nome do emitente do Cheque ao CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos.

Espero ter ajudado com todos as dicas de cheque devolvido motivos 11 e 12 ou 13 e 22, caso este conteúdo enteresse á alguém que você conheça, não deixe de compartilhar.

Forte abraço!

Deixe um comentário