Cheque especial dos principais bancos: Caixa, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil!

Cheque especial dos principais bancos: Caixa, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil!

26 de junho de 2019 0 Por Carlos Oliveira

No artigo anterior nós falamos sobre cheque em custódia ou custodiado e administrativo agora eu vou falar sobre cheque especial dos principais bancos, mais em especial da Caixa Econômica, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil.

Hoje  dia ainda é comum a utilização de folhas de cheque como meio de pagamento ou garantia de um pagamento futuro através do cheque pré-datado.

Por isso é comum surgir dúvidas sobre o cheque especial da instituição bancária onde você possue conta corrente, pensando nisso eu elaborei este guia bancário que vai te ajudar à entender tudo sobre cheque especial dos principais bancos.

Então, eu pesso a você que leia atentamente todas as dicas e informações que eu tenho para você.

Leia também: O que é um cheque simbólico a vista ou avulso?

Cheque especial dos principais bancos

Cheque especial dos principais bancos: O que é um Cheque?


Antes de falar sobre cheque especial dos principais bancos, eu preciso que você entenda o conceito do cheque, o que ele é? Para que serve?

Um talonario de cheque são documentos de pagamentos emitidos pelo banco onde você mantém conta, geralmente são 20 folhas que ao emitir você se compromete fazer os pagamentos de cada uma sempre que utilizada.

Um cheque serve basicamente como um meio de pagamento e sua ordem é pago à vista, porém é comum as pessoas negociarem e “passarem” cheques pré-datados ou seja para que ele seja pago em um data combinada.

Mas nossa dica é ter cuidado, quando você emite cheque afim de pagar alguém, logo, supõem-se que você tenha saldo – dinheiro – o suficiente para cobrir o valor do Cheque, caso contrário o cheque poderá voltar sem fundos e trazer sérios problemas à saúde financeira da sua conta em relação ao banco emissor do cheque.

Leia atentamente: Siglas que representam o Banco Central do Brasil

Cheque especial dos principais bancos: O que é cheque especial?

Quando falamos em cheque especial, estamos falando de um limite disponível na sua conta para cobrir até um determinado valor de cheques.

Cada banco é quem avalia e decide o valor de limite disponível na sua conta que na maioria das vezes constumam ser entre mil e dois mil reais o até mais dependendo do seu relacionamento com o banco.

O que você deve saber é que os juros cobrados pelo uso do limite do cheque especial, são altíssimos, portanto só utilize esse limite em casos extremamentes necessário onde não haja outras opções.

Você pode gostar de ler: Depósito sem cartão no caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal

Cheque especial dos principais bancos

Cheque especial da Caixa! Como obter?

Existem alguns requisitos que os bancos costumam impor como:

  • Comprovação de renda
  • Valor mínimo de depósito para abertura da conta corrente
  • Não deve haver restrições ligadas ao seu nome
  • Você também deve apresentar algum documento de identificação e comprovante de residência

Feito isso o banco irá realizar a abertura da sua conta corrente, em seguida o banco fará uma análise para que você possa ou não utilizar esse serviço.

Em casos que o banco aprova o uso de folhas de cheques, os mesmos, poderão ser emitidos no próprio caixa de atendimento ou nos terminais de auto-atendimento da Caixa.

Para mais informações é so clicar no link disponível abaixo:

https://www.caixa.gov.br/voce/contas/conta-corrente/Paginas/default.aspx

Cheque especial Bradesco! Como obter?

Com o Bradesco não será diferente, ele vão exigir uma documentação para abertura da conta corrente, depois que seus dados forem analisados pela instituição eles decidem pela liberação do uso de folhas de cheque.

Para abrir conta no Bradesco é simples, você pode preencher e enviar uma proposta de abertura de conta On-line,selecionar a agência mais próxima.

A agência escolhida recebe seus dados e entra em contato para passar efetivar o processo, lembrando que a conta só aberta de fato, depois que você comparecer à agência e formalizar o pedido de abertura da conta corrente.

Veja este artigo: Código das ações na bolsa de valores de São Paulo

Cheque especial dos principais bancos

Cheque especial Itaú! Como obter?

Aqui na minha cidade o Itaú tem facilitado o acesso aos seus serviços buscando fidelizar cada vez mais clientes, eu mesmo possuo conta corrente no Itaú e considero á instiinstituição uma das melhores do mercado.

Para obter mais informações sobre como obter cheque especial Itaú acesse:

https://www.itau.com.br/conta-corrente/

O que eu considero um diferencial em relação aos outros bancos é o fato de eles não pedirem comprovação de renda, que em muitos casos é difícil de se fazer.

Se levarmos em consideração a grande quantidade de pessoas que trabalham de forma autônoma e presizam de um serviço bancário que dê suporte a esse tipo de trabalhador, o banco Itaú é na minha humilde opinião um dos melhores.

Como obter cheque especial Banco do Brasil?

Por último, mas nao menos importante o Banco do Brasil também disponibiliza aos seus clientes esse serviços e se você deseja ser correntista BB, saíba que os critérios são basicamente os mesmos.

Você vai em primeiro lugar abrir a conta corrente e em seguida o banco irá avaliar e disponibilizar um limite de crédito no seu  cheque especial, lembrando que tudo isso será de acordo com os critérios estabelecidos pelo bancos e também dependerá do seu relacionamento com a instituição.

Para obter mais informações sobre o cheque especial BB, basta acessar o site da instituição clicando no link abaixo: https://www.bb.com.br

Cheque especial dos principais bancos: O uso de cheques está acabando?


Falando por mim! Eu acredito que um dia ainda mais do que hoje em dia, devido as facilidades em obter crédito, por exemplo: os cartões de crédito e débito vem sendo cada vez mais utilizados em compras no supermercado, ao abastecer o carro e assim por diante, as pessoas preferem pagar no cartão de crédito, do que pagar através de cheques.

Porém, ainda hoje eu acredito que o cheque seja um dos principais meios de pagamentos principalmente quando envolve grandes somas de dinheiro.

Se observamos no âmbito comercial o cheque é muito utilizado, aqui na minha cidade por exemplo, eu tenho uma pizzaria e utilizo o cheque como meio de pagamento em várias das compras que eu faço para o meu negócio é assim como eu, muitos comerciantes ainda hoje fazem o mesmo.