Cheque tem validade caduca ou prescreve

Se você quer saber se cheque tem validade, caduca ou há prescrição? Saiba que você está no lugar certo, pois eu preparei esse artigo com todas as informações que você está procurando.

Muitas pessoas quando iniciam seus negócios ou vão fazer algum pagamento utilizam cheques para honrar os compromissos, por serem marinheiros de primeira viagem, acabam tendo várias dúvidas acerca do tempo de vaidade do talão de cheques.

Então resolvi escrever esse artigo visando o esclarecimento destas dúvidas, então eu pesso a você que acompanhe o texto com atenção e confira todas as dicas que nós do Guia Bancário temos para você sobre o assunto.

Cheque caduca ou prescreve

Qual a validade de um cheque após ser preenchido?

Quem quer saber se um cheque tem validade, caduca ou há prescrição? Com certeza não sabe como funciona a validade de um cheque após ser preenchido.

Veja as dicas que eu tenho para você sobre o tema, por exemplo:

Você passou um cheque pré datado para trinta dias, nesse caso o beneficiário deve sacar o dinheiro na data estabelecida  no cheque, caso o cheque seja da mesma praça, o tempo de saque é de 30 dias após o preenchimento do cheque.

Cheques de outras praças tem prazo determinados por lei de até 60 dias, lembrando que nos dois casos a data de validade é contada a partir da data de preenchimento do cheque.

Veja também: Como comprar máquina de cartão de crédito e débito

Cheque tem validade caduca ou prescreve

Folhas de cheque em branco: Como funciona a validade?

Essa é outra dúvida corriqueira de quem trabalha com cheques todos os dias, para folhas de cheques em branco o prezo para utilizar as folhas é indeterminado, podendo ser utilizado em qualquer tempo, observando claro, se o cheque está em condições legíveis aceitáveis pelo banco emissor.

O recomendado no caso de folhas de cheques com algum defeito na produção é procurar a instituição financeira para que ela diga se é ou não possível utilizar a folha de cheque.

Artigo recomendado: Como comprovar renda

Cheque tem validade caduca ou prescreve

Em que casos o cheque pode prescrever, caducar ou simplesmente não ser aceito pelo banco?

Até aqui eu acredito que você já esteja entendendo se um cheque tem validade, caduca ou há prescrição?

Existem algumas possibilidades que devem ser observadas, para que o cheque prescreva ou caduque ele deve estar com protesto em cartório, caso isso não ocorra o tempo para que o cheque caducar é de cinco anos a partir da data de emissão.

Observa-se também a possibilidade de o cheque não ser mais aceito na praça ou pela instituição financeira a por seis meses do preenchimento do cheque.

Talões de cheques antigos! O que fazer?

Veja bem nesses casos, observa-se o seguinte:

Conta bancária – É preciso averiguar se a conta ainda está ativa junto ao Banco emissor dos cheques, ou se está ativo no banco em que a conta migrou.

Se o Banco ainda existe – É normal alguns bancos falirem ou serem vendidos, nesses casos geralmente sua conta corrente é migrada para o Banco que comprou a instituição financeira.

O correto é procurar o seu banco e ver como está sua situação junto ao banco. Aqui na minha cidade no interior da Bahia, ocorreu um fato que condiz com a situação descrita acima. Veja:

Ocorreu que o extinto Banco do Baneb foi vendido ao Banco do Bradesco, com isso todos os correntistas foram migrados para o Bradesco.

Aconteceu com minha mãe, ele foi abrir um conta no banco Bradesco e acabou descobrindo que sua antiga conta continuava ativa no Bradesco, não havendo a necessidade de abrir uma nova conta. Se você possuía conta em bancos que já foram vendidos ou extintos, fique atento a isso, pois provavelmente sua conta migrou para outro banco.

Se você tinha dúvidas se cheque tem validade, caduca ou há prescrição? acredito que foram todas elas exclarecides com esse artigo, não deixe de comentar ou compartilhar com quem tem interesse no assunto.

Deixe um comentário