Como adquirir máquina de cartão? Benefícios e estabelimentos!

Como adquirir máquina de cartão? Benefícios e estabelimentos!

29 de julho de 2019 0 Por Carlos Oliveira

No artigo de hoje eu vou mostrar como adquirir máquina de cartão de crédito e débito e disponibiliza mais essa opção de pagamento para seus clientes.

Não basta saber para que serve uma máquina de cartão! Você deve entender que hoje em dia, o pagamento com cartões de crédito e débito já é uma realidade e representa boa parte do faturamento de muitas empresas.

Segundo o site O globo Só em 2018 os brasileiros movimentaram mais de 1 trilhão de reais em relação a 2017. Essa é considerada uma das maiores altas em cinco anos, segundo dados da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamentos.

Eu, por exemplo tenho um negócio na minha cidade aqui no interior da Bahia e posso afirmar com conhecimento de causa, que os pagamentos feitos com cartão de crédito e débito representa hoje 70% do meu faturamento bruto.

Artigo recomendado: Como comprar uma máquina de cartão de crédito e débito da Pag Seguro?

Para que serve uma máquina de cartão de crédito?


Bom, vamos lá! A idéia principal de ter uma máquina dessas no seu negócio, é oferecer opções de pagamento para os clientes, a idéia principa, é viabilizar o pagamento de transações comerciais feitas nos estabelecimentos comerciais e os seus clientes.

Já não é mais comum, dispor de grandes valores em dinheiro o tempo todo, o normal hoje é deixar dinheiro em uma conta bancária, onde através do cartão pessoal da sua conta, você consiga efetuar seus pagamentos nós locais onde à máquina para cartões de débito e crédito, fazendo o uso dessas máquinas indispensáveis em qualquer negócio.

Geralmente estabelecimentos que pretendem disponibilizar o serviço de pagamentos por máquinas de cartões de crédito e débito, assinam contratos comerciais com empresas prestadoras do serviço, onde as mais conhecidas são:

  • Cielo
  • Pag Seguro
  • Rede
  • Safra entre outras.

E as bandeiras de cartões de crédito e débito mais utilizadas são:

  • Visa
  • Master
  • Elo
  • Dinners entre outras.

Os estabelecimentos comercias costumam utilizar na maioria das vezes empresas mais conhecidas como as citadas acima, que disponibilizam essas máquinas, que em alguns casos são compradas, em outros, são alugadas, e por sua vez, o cliente efetua seus pagamentos com o cartão e bandeira que preferir, então é descontado uma porcentagem sobre a venda e o restante do valor é disponibilizado na conta do dono do estabelecimento.

Você pode gostar de ler: Cartões de crédito sem anuidade: Veja as opções!

Como adquiri máquina de cartão?

Agora eu vou mostrar detalhadamente como adquirir máquina de cartão, então se você deseja ter uma maquina dessas no seu negócio, eu recomendo que você leia todas as dicas atentamente.

Como eu falei ateriormente as principais empresas operadoras de pagamentos feitos com cartão são:

  • Redecard
  • Cielo
  • Pag Seguro

Hoje em dia essas são as mais utilizadas do país, ao fazer um requisição para ter uma maquina no seu negócio, você deve atentar-se as exigências de cada operadora, lembrando que as máquinas podem ser pedidas por:

  • Pessoas física
  • Pessoa jurídica

Lógico que sempre observando as exigências de cada operadora. Outra coisa  que deve ser analisado e comparado com  cuidado e atenção, são as taxas que cada empresa cobra, que em muitos casos são bem diferentes.

Por isso você deve ter cuidado ao fechar com a empresa A ou B pois dependendo das taxas que elas cobram, acabam que oferecer esse tipo de pagamento, pode não só inviabilizar como pode quebrar sua empresa se você não ter o controle certinho sobre as taxas que as operadoras cobram, então o recomendo é comparar as taxas que cada empresa cobra, para só depois fechar um contrato com essas operadoras de pagamentos feitos com cartões.

Geralmente o usuário proprietário do negócio fica responsável por pagar o aluguel da máquina, ou então por fazer a compra definitiva, no caso da PagSeguro por exemplo.

Além disso, em cada transação feita, é descontado uma percentagem em cada venda, tanto no crédito quanto no débito.

Esse valor percentual que é descontado sobre às vendas costuma variar de empresa para outra, mas geralmente fica entre 2% e 5% do valor de cada venda.

Veja também: Código das ações na bolsa de valores Americanas

Como adquirir máquina de cartão

Quem pode oferecer pagamentos?

Praticamente todos os negocios que fazem vendas ou prestam algum tipo de serviço podem tá fazendo o pedido de uma máquina de cartões de débito e crédito.

São exemplos de negócios que oferecem esse tipo de pagamento:

  • Pizzarias
  • Lojas de roupas
  • Supermercados
  • Restaurantes
  • Padarias etc…

Pessoas que trabalham como autônomos também conseguem disponibilizar essa forma de pagamento para seus clientes, sempre observando as regras que cada empresa exige.

Artigo recomendado: Como saber o número do PIS?

Como adquirir máquina de cartão

Quais são os benefícios de oferecer pagamentos?

Agora que você já sabe como adquirir máquina de cartão para o seu negócio, eu tenho um artigo aqui que fala sobre os benefícios e vantagens de oferecer pagamentos com máquina de cartão. Veja:

  • Os pagamento são feitos com rápidez
  • Todos os pagamentos são feitos de forma segura
  • As vendas podem ser a vista ou  parceladas e mesmo assim você recebe seus dinheiro certinho
  • Controle total no seu fluxo de caixa
  • Inadimplência risco 0.

Ainda sim, vez ou outra, nos deparamos com algum negócio que ainda não oferece essa forma de pagamento aos seus clientes, o que por sua vez acabam perdendo vendas, fazendo das máquinas algo imprescindível para quem deseja ter sucesso nas vendas e aumentar seus lucros.

Uma tática que vários donos de comércio utilizam é dar descontos em compras em dinheiro ou então cobram a mais em pagamentos feitos com cartão, foi sancionada uma lei onde alguns estabelecimentos se quiserem podem cobrar o valor à mais dos seus clientes para compensar a taxa cobrada da operadora do cartão.

Em viagem a cidade de gramado no Rio Grande do Sul, com minha esposa, me deparei com esta situação, saímos para jantar nos famosos fundie de gramado, ao pagar a conta, o garçom me informou que se caso eu desejasse pagar em dinheiro, haveria um desconto de 5% no valor consumido, desconto esse, graças ao não uso da máquina de cartão como opção de pagamento.

Veja este artigo: Depósito sem cartão no caixa eletrônico da Caixa: Como fazer?

Como usar a máquina de cartão?

Ao ter uma máquina dessas em seu estabelecimento comercial, o requisito principal ao fazer uso delas é ter atenção, não sendo necessário um treinamento, pois o uso das máquinas é bem intuitivo e simples.

Quando é feito o uso da máquina, a pessoa que à estiver operando deve inserir ou passar o cartão na máquina, em seguida deve digitar como vai ser feita a venda:

  • Que pode ser o feito à vista
  • No crédito direto em única vez ou
  • Pode ser feito de forma parcelada na forma combinada
  • Por fim é digitado o valor final da compra
  • Concluídas as etapas acima,  o cliente vai digitar a sua senha do seu cartão e finalizar a venda
  • Feita a venda e o pagamento, são impressos os comprovantes, onde uma boa dica com o cliente.

Existem algumas máquinas no mercado conhecidas como minizinhas, onde não é possível fazer a impressão dos comprovantes, neste caso,  o comprovante é enviado por e-mail ou por SMS para o  cliente.

Gostou das nossas dicas sobre como adquirir máquina de cartão? Pois eu espero que sim! Caso este conteúdo enteresse á mais alguém que você conheça, não deixe de compartilhar!

Forte abraço da equipe Guia bancário!