Na dúvida sobre como consultar a situação de seu seguro desemprego? Pois neste artigo você vai entender e aprender como fazer essa consulta de forma fácil e rápida.

Nos dias atuais, o índice de pessoas desempregadas infelizmente veio a sofrer um grande aumento. E muitas delas acabam tendo que recorrer ao benefício do seguro desemprego para que possam ter uma renda até que consigam um novo registro em carteira.

Mas você sabe quais pessoas tem direito a esse benefício, qual o valor e quantas parcelas poderão receber?

Neste artigo iremos fornecer os principais detalhes relacionados ao seguro desemprego e quais os caminhos disponíveis para fazer a consulta de sua situação, além das maneiras oferecidas para calcular o valor e as parcelas que terá direito.

Então, se você deseja conhecer todos esses detalhes, continue a leitura deste artigo até o final!

Para você ler: Como consultar contas inativas do FGTS

Quais pessoas têm direito ao seguro desemprego?

Como consultar a situação de seu seguro desemprego
Foto: azulis.com.br

Todos aqueles trabalhadores que foram dispensados de seu cargo sem justa causa, poderão ter direito a esse benefício, por, no máximo, cinco meses.

Isso significa que, em cada um desses meses, o trabalhador irá receber uma parcela do benefício, daí a importância de saber como consultar a situação de seu seguro desemprego.

Leia também: Como funcionam as casas lotéricas?

Como consultar a situação de seu seguro desemprego: Como solicitar o benefício?

como consultar a situação de seu seguro desemprego
Foto: oglobo.globo.com

Existem duas formas de fazer a solicitação deste benefício que poderá lhe ajudar a manter o sustento de sua família.

A primeira é presencialmente, em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Para isso, o trabalhador precisará ter em mãos o requerimento do benefício, entregue no ato da homologação pelo empregador.

A outra forma é através da internet, mas neste caso, para saber se o pedido foi aprovado, será necessário consultar a habilitação para o seguro desemprego e você irá obter essas informações através dos seguintes meios:

  • no site da Caixa Econômica Federal ou o do Ministério do Trabalho;
  • em seu smartphone, por meio do aplicativo Caixa Trabalhador;
  • pessoalmente nas agências Caixa;
  • nas casas lotéricas;
  • pelo telefone, através do canal Caixa Cidadão.

É importante ressaltar que, para conseguir acessar todas essas informações, será preciso ter o número NIS, presente no Cartão Cidadão ou o PIS, que consta na carteira de trabalho. Nos casos do internet banking e aplicativo é necessário realizar um cadastro, gerando login e senha.

Veja este artigo: Pagamentos do abono salarial PIS 2019/2020

Como consultar a situação de seu seguro desemprego: Calculando valor da parcela!

como consultar a situação de seu seguro desemprego
Foto: contabeis.com.br

O cálculo do valor que você poderá receber para o benefício do governo é baseado na quantidade de vezes que você já fez a solicitação do mesmo, nos três últimos salários recebidos e por quanto tempo você permaneceu com registro em carteira, nos últimos 36 meses.

Durante o cadastro e solicitação do benefício, o cálculo é feito por meio do serviço ou atendente, mediante as informações solicitadas.

Mas existem ainda, diversos sites na internet que oferecem calculadoras capazes de lhe ajudar a descobrir tanto o valor quanto a quantidade de parcelas que poderá receber. Basta somente informar os dados solicitados.

Neste artigo você teve acesso às principais informações sobre como consultar a situação de seu seguro desemprego, quais os meios para fazê-la, quem tem direito ao benefício e como é feito o cálculo do valor e quantidade de parcelas.

No entanto, é importante ressaltar que, o seguro desemprego é um benefício concedido aos trabalhadores dispensados de suas vagas sem justa causa e não deve ser usado de maneira displicente, para complementar uma renda que já existe.

Gostou das informações obtidas em relação ao seguro desemprego? Então nos deixe um comentário com a sua opinião e, em caso de dúvidas, nos envie uma mensagem. Teremos imenso prazer em respondê-la!

Deixe um comentário