Como fazer um pagamento no caixa eletrônico?

Como fazer um pagamento no caixa eletrônico?

9 de janeiro de 2020 0 Por Carlos Oliveira

Você já realizou algum pagamento em um caixa eletrônico? Muitas pessoas optam por realizar seus pagamentos através do caixa eletrônico para não perder tempo em filas. Para quem nunca o fez, pode assustar um pouco e parecer difícil, mas saiba que é muito mais simples do que parece, então a partir de agora veja como fazer um pagamento no caixa eletrônico.

É preciso que você tenha dinheiro disponível em sua conta corrente para realizar qualquer pagamento via caixa eletrônico e em seguida o processo é bem intuitivo e simples.

Nesse texto iremos te explicar melhor como é esse processo e também te dar outras opções para realizar os seus pagamentos de forma mais simples e sem dor de cabeça.

Artigo mais recente: Depósito em lotérica caí na mesma hora

Como fazer um pagamento no caixa eletrônico?

Se você quer saber como fazer um pagamento no caixa eletrônico, saíba que para realizar pagamentos no caixa eletrônico é necessário que você vá a uma agência do seu banco. Não precisa ser na agência que em possui conta, qualquer agência do mesmo banco será possível realizar seu pagamento.

Você pode gostar de ler: Caixa eletrônico banco do Brasil: Horários e limites!

Passo a passo sobre como fazer um pagamento no caixa eletrônico

como fazer um pagamento no caixa eletrônico

Foto: canva.com

  1. O primeiro passo é inserir o seu cartão no terminal de autoatendimento, que irá abrir uma tela com o que é possível efetuar nesse terminal;
  2. Em seguida, escolha a opção “Pagamentos”;
  3. Ao escolher, irá abrir uma nova tela onde você poderá selecionar o tipo de pagamento que deseja realizar, como por exemplo, boletos, títulos ou cartões de crédito.
  4. Após definir uma dessas opções, você precisará escolher se deseja digitar o código de barras ou se deseja utilizar o leitor de código de barras.
  5. Se desejar digitar: Fique atento para não errar a ordem ou esquecer alguns números, por se tratar se uma numeração extensa, a dica é ir digitando de 4 em 4 números.
  6. Se desejar usar o leitor automático: Procure a luz vermelha, posicione o seu código de barras e aguarde a leitura. Essa luz aparece em formato de uma linha e é característica do leitor ótico do código de barras.
  7. O próximo passo será determinar a data para pagamento, que poderá ser no próprio dia ou em uma data futura;
  8. O último passo é digitar a sua senha pessoal e aguardar a confirmação do pagamento. Lembre-se de imprimir o comprovante de pagamento.

Observação: Em alguns bancos há a possibilidade de escolher se deseja efetuar o pagamento com o seu saldo disponível em conta corrente ou conta poupança e até mesmo do seu cartão de crédito.

Esse processo parece complicado, porém é muito simples. Os terminais de autoatendimento, no geral, são bem simples e carregam esse objetivo de realmente facilitar a vida dos correntistas.

Veja este artigo: Imposto sobre herança e grandes fortunas. Veja o que é? Como calcular?

A polêmica do boleto vencido!

Esse assunto causava bastante polêmica e confusão, porém, recentemente, a FEBRABAN, que é a Federação Brasileira de Bancos, determinou que boletos com valores acima de R$100 podem ser pagos em qualquer agência bancária ou correspondente, mesmo após o seu vencimento.

Fique atento a data de vencimento, mas caso ultrapasse e você não consiga efetuar o pagamento em um banco é necessário que entre em contato com o emissor do boleto para regularização do seu débito.

Leia também: Depósito feito em lotérica caí na conta na mesma hora?

Que outros serviços posso realizar em um caixa eletrônico?

Como fazer um pagamento no caixa eletrônico

Foto: canva.com

Além desses serviços de pagamentos em geral, também é possível realizar diversos outros serviços em um caixa eletrônico.

Saques, verificação de saldo e impressão de extrato bancário, desbloqueio de cartões, habilitação de celulares para operações na internet, solicitação de empréstimos pré-aprovados, recargas de celular, depósito de dinheiro e cadastro de débito automático são exemplos de transações que podem ser feitas através de um caixa eletrônico.

Para você ler: Como atualizar boletos vencidos do Itaú

Outras opções para realizar o seu pagamento

As opções mais cômodas para realizar o seu pagamento é através da internet, pois não há necessidade de que você se locomova até uma agência bancária. Portanto, opções como internet banking e o aplicativo do banco são as mais recomendadas.

Além dessas, você também pode efetuar o seu pagamento direto nos caixas das agências, porém essa opção é a que requer mais esforço por, geralmente, possuir muitas filas.

Uma boa opção para fugir das filas é tentar não ir ao banco nos dias mais comuns de pagamento, como o quinto dia útil de cada mês. A FEBRABAN recomenda evitar ir à agência nos primeiros dez dias do mês, que é o período em que se registra a maior movimentação.

DICA ULTRA IMPORTANTE: NÃO CONFIE EM NINGUÉM QUE NÃO TRABALHE NO BANCO!

Diariamente vemos diversos casos de pessoas que são abordadas em bancos e de pessoas que são furtadas ou que fornecem seus dados pessoais para estelionatários e bandidos ao passarem esses dados quando estão numa agência bancária.

Muitas das vezes esses delinquentes se passam por pessoas boas querendo ajudar e atacam principalmente os mais idosos, por conta da facilidade.

FIQUE LIGADO! Se tiver alguma dúvida quando for realizar o seu pagamento, busque ajuda somente de quem estiver com uniforme ou crachá do seu banco, esse é uma recomendação do próprio banco, da FEBRABAN e do Banco Central do Brasil.