Como fazer uma portabilidade de crédito? Confira agora!

Como fazer uma portabilidade de crédito? Confira agora!

17 de outubro de 2019 0 Por Carlos Oliveira

Neste artigo eu mostro como fazer uma portabilidade de crédito passo a passo, essa é mais uma dúvida que nossos leitores trouxeram aqui pra gente, então buscando solucionar esse problema, que com certeza é uma dúvida de muita gente, eu resolvi escrever este texto onde eu explico o que a portabilidade de crédito e como fazer isso.

Então se você está procurando informações que ajudem você á resolver essa questão da portabilidade de crédito, saíba que o guia bancário, está aqui pra ajudar você que está com esse problema.

Para você ler: Qual o melhor banco público

Como fazer uma portabilidade de crédito

O que é a portabilidade de crédito?

Foi a partir do ano de 2006 que a portabilidade de crédito passou a valer, porém até hoje, em 2019, muitos de nós não entendemos como isso funciona realmente. O conceito básico da portabilidade de crédito é onde as pessoas que tenham dívidas em banco possam transferir essas dívidas de um banco para o outro.

O intuito é dar aos devedores a opção de escolher o banco que oferece as menores taxas e melhores condições para que o pagamento da dívida seja feito.

Segundo a Resolução 4.292, publicada pelo Banco Central do Brasil, qualquer banco ou instituição financeira tem a obrigação de informar ao devedor sobre o possibilidade de transferir a sua divida para outro banco que ofereça melhores condições, essa resolução foi criada com o intuito de deixar todas as regras relacionadas a portabilidade de crédito bem claras para todos que precisarem fazer uso dela.

Caso o banco onde você tem a dívida não lhe ofereça de um forma ou de outra, melhores condições para que o pagamento possa ser feito, o Banco Central dá um prazo de cinco dias para que a portabilidade de crédito seja feito sem custos para o devedor, cabendo todos encargos a instituição ou ao banco onde a dívida está ativa.

Sobre a Resolução 4.292 do BACEM, você poderá ter acesso ao texto completo baixando o pdf através do link abaixo:

Resolução 4.292

Como fazer uma portabilidade de crédito

Como fazer a portabilidade de crédito?

Se você deseja fazer a portabilidade de crédito ou seja, transferir sua dívida para outro banco ou instituição financeira com juros e condições melhores para o pagamento, existem algumas regrinhas básicas que você deve seguir, veja:

  • Realizar uma pesquisa sobre os bancos disponíveis a fazer a portabilidade
  • Faça diferentes simulações com o máximo de instituições possíveis
  • Faça uma comparação das taxas e todos os demais encargos, inclusive sobre o Custo Efetivo Total

Dica:Banco Central  disponibiliza em seu site ferramentas onde você pode estar utilizando afim de comparar as taxas e o que cada banco costuma cobrar para o caso de uma operação como essa.

Se você tiver um bom relacionamento com o banco, fale com seu gerente bancário, veja se há a possibilidade de negociar a dívida sem a necessidade da portabilidade, geralmente eles preferem negociar do que perder o cliente para outro banco. Fica a dica!😉

Não havendo nenhum acordo e você encontrando um Banco que aceite a portabilidade, você deve solicitar ao credor original os dados do crédito para realizar a portabilidade.

Fique atento aos prazos, pois a instituição tem um prazo máximo de até 15 dias para fornecer todos os dados necessários para realizar a operação de portabilidade de credito.

Assim que você estiver com todos os dados da dívida, será preciso fazer uma simulação, onde será calculado o número de parcelas, valores cobrados por mês e o prazo de pagamento.

Só assim você saberá se a operação é viável ou não para sua dívida!

Feito toda essa análise e contatando que o melhor caminho é a portabilidade, será preciso que você assine um contrato com o banco ou instituição financeira com todos os termos e condições para realizar o pagamento da dívida, sendo que o contrato anterior deve ser cancelado pelo banco ou instituição onde a dívida estava ativa.

Você pode gostar de ler: Banco pode aplicar meu dinheiro sem autorização

Posso transferir qualquer tipo de crédito?

Agora que você já sabe como fazer a portabilidade de crédito, você deve estar querendo saber quais os créditos que são passíveis da portabilidade.

Hoje em dia praticamente todos os tipos de créditos existentes no mercado são passíveis da portabilidade, entres eles os mais conhecidos são:

  • Dívidas relacionado a telefonia
  • Dívida com cartão de crédito
  • Dívida do cheque especial
  • Financiamento de automóvel
  • Financiamento habitacional
  • Empréstimo pessoal
  • Crédito consignado
  • Financiamentos estudantil

Para que haja a portabilidade de crédito deverá haver uma instituição ou banco que deseja realizar a negociação da dívida. Geralmente as dívidas longo prazo são as que mais os buscam fazer a portabilidade, pois o fato de o pagamento ser feito em várias parcelas, faz os bancos ganharem mais ao receber a dívida, a única ressalva para a portabilidade, são para créditos voltados à imóveis comprado ainda na planta, para que o banco aceite a portabilidade, o imóvel deve estar construindo e em perfeitas condições.

Veja também: Dá para fazer empréstimo pela internet?

Como fazer uma portabilidade de crédito

O que fazer se eu não consegui transferir minha dívida?


Antes de continuar nosso leitura, Eu tenho alguns artigos aqui no blog que podem ser úteis para você. Veja também:

Bom! Mesmo depois de realizar várias tentativas e você não conseguiu realizar a portabilidade com sucesso, existem alguns caminhos que você pode tomar buscando uma solução.

Uma delas é fazer uma reclamação no site Reclame aqui e a outro é fazer uso dos serviços da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumido) uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros, fundada em 16 de julho de 2001.

Para fazer uma queixa, os meios disponíveis são:

Pela Central de relacionamento onde você tem acesso aos telefones de contato, para isso, é clicar no link abaixo:

Pelo e-mail:

  • portabilidadedecredito@proteste.org.br

Ou pelo site:

Essas foram as dicas de hoje que o guia bancário deixou para você, caso este conteúdo for do enteresse de mais alguém que você conheça, não deixe de compartilhar!

Até o próximo texto!