Como funciona cheque especial da Caixa, Santander e Bradesco!

Como funciona cheque especial da Caixa, Santander e Bradesco!

11 de junho de 2019 0 Por Carlos Oliveira

Neste artigo eu dou dicas sobre como funciona cheque especial da Caixa, Santander e Bradesco, confira este artigo até o final e veja todas as dicas que eu tenho para você.

Leia também: Como saber o número do PIS?

O que é um cheque?

O cheque é como se fosse seu dinheiro, ele pode ser emitido por pessoas que possuem conta corrente em qualquer agência bancária.

Este serviço é tanto para pessoa física, quanto pessoa jurídica, ao preencher um cheque, você está assumindo um compromisso de pagamento daquele documento.

Sua ordem é paga a vista, porém muitos comerciantes costumam utilizar este documento de pagamento como garantia de receber o dinheiro em um determinado prazo. É o que chamamos de cheque pre-datado.

Artigo recomendado: Depósito sem cartão no caixa eletrônico da Caixa! Como fazer?

Como funciona cheque especial

O que é cheque especial?

Quando falamos em cheque especial, muitas costumam achar que é um tipo diferente de cheque, porém esse é apenas um nome dado ao cheque por ter um limite aprovado em sua conta.

Usar o cheque especial é como se você estivesse tomando dinheiro emprestado do banco, por exemplo: Sua conta não tem dinheiro de saldo, mas tem um limite pré aprovado de 1000 reais, isso significa que você pode usar esse limite para cobrir algum cheque emitido.

Os dias mais comuns que as pessoas costumam utilizar esse limite do cheque especial é entre o dia 1 e o dia 10, mas atenção, só use esse limite da sua conta se houver mesmo a necessidade do dinheiro, pois as taxas são altíssimas, então só vale apena se for a sua última opção.

Veja este artigo: O que são indicadores econômicos?

Como funciona cheque especial?

Se você quer saber como funciona cheque especial, acompanhe atentamente as dicas que eu tenho para você. Para ter esse serviço a primeira coisa que deve ser feito é abrir uma conta corrente em um banco qualquer, os mais conhecidos são:

  • Caixa Econômica Federal
  • Santander Brasil e
  • Bradesco

Assim que você fizer a abertura da conta, será feito um pente fino no seu histórico bancário e em pouco tempo, depois de analisar alguns critérios técnicos, é liberado um valor conhecido como limite especial.

Esse valor poderá ser usado para cobrir eventuais cheques que você por algum motivo não tenha o dinheiro na conta, mas como eu falei acima, fique sempre atento aos juros praticados pelo seu banco.

Então podemos dizer que o limite do cheque especial funciona como espécie de empréstimo, sendo que você deve restaurar o limite do cheque só de que possível.

Leia: Empréstimos de dinheiro Caixa e Santander! Como funciona?

O que faz para ter cheque especial na Caixa, Santander e Bradesco?

Eu por exemplo tenho cheque especial na Caixa econômica, o limite do cheque especial é de 2.000 reais, para que eu conseguisse ter esse cheque especial foi preciso abrir uma conta corrente.

Deixei um valor na conta e com o passar do tempo eu fazia pagamento, e depósitos nessa conta, fui criando relacionamento com o banco, até que eles me disponibilizaram o cheque especial com esse limite disponível.

Então se você queria saber como funciona cheque especial na Caixa, acredito que eu já tenha respondido. Se seu banco for o Bradesco ou então o Santander, o procedimento é o mesmo, você deve abrir a conta corrente, criar relacionamento, com o tempo esse serviço é disponibilizado.

Outra opção é negócios com o banco no ato da abertura da conta, dependendo da forma que for a negociação o banco na disponibiliza o cheque com o limite. Esse é o famoso cheque especial.

Como funciona a taxa de juros do cheque especial?

Bom! Minha dica é só use esse limite se for algo urgente pois as taxas de juros são altíssimas em muitos casos ultrapassam os 10% ao mês como mostra a tabela abaixo com o percentual de juros dos principais bancos do país.

Posição Banco Taxa de Juros ao mês
Banco do Brasil 12,84%
Itaú 13,07%
Bradesco 13,33%
Caixa Econômica Federal 13,55%
Santander 15,35%
HSBC *não informado

Então esse modalidade de crédito, é considerada hoje umas das mais caras do Brasil juntamente com o juros do cartão de crédito.

Outro fato que você deve saber é a forma que esse crédito é habilitado na sua conta, não importa se você é cliente Caixa, Santander e Bradesco, nem todos os correntistas necessariamente possuem cheque especial.

Para ter direito a isso em alguns casos levam tempo e depende da aprovação do seu banco para ter esse limite disponível na sua conta.

Quem é cliente Caixa, Santander e Bradesco tem cheque especial?

Não necessariamente! Se você for cliente de qualquer um desses Banco você chegar a ter o serviço, mas de início você não tem cheque especial e isso também não está estipulado no contrato de prestação de serviço quando é feita a abertura da conta bancária.

Aqui tambem vale o citado acima, para ter direito é esse “crédito” será preciso uma análise do seu banco, em caso de avaliação positiva, o banco disponibiliza o cheque especial com limite determinado pelo banco, cada banco determina o valor do limite e em que momentos almenta-lo.

Você pode gostar de ler: Como receber dinheiro do exterior?

Cálculo de juros do cheque

Como o banco determina o limite de crédito?

As regras para ter esse limite de crédito no cheque especial é determinada por cada banco ou seja, cada faz dias regras.

É fato que ter o nome limpo, sem problemas de restrição de crédito, bom relacionamento com o banco entre uma série de quesitos é fator determinante ao ter ou não esse crédito.

Como funciona cheque especial

Qual a melhor maneira de utilizar esse limite do cheque especial?

Um dado levantado pela FEBRABAM indica que a maioria dos brasileiros fazem uso desse limite no início do mês, mas especificamente entre os dias 1 e 10 de cada mês.

Gráfico de juros - guiabancario.com.br

Fonte: Banco Central do Brasil

O gráfico acima mostra á evolução do juros que mesmo com uma leve queda em 2018 continua com suas taxas altíssimas, o que preocupa muito analistas de crédito do BACEM.

Uma reportagem feita pelo G1 notícias em 10/04/2018 mostrar que o governo federal vem adotando medidas para frear os juros do cheque especial, assim como fizeram com os juros do cartão de crédito. Caso queira ler a reportagem basta clicar aqui!

Alguns vídeos que eu recomendo que você veja para entender como funciona cheque especial da Caixa, Santander e Bradesco. Veja:

O que é cheque especial?

Simulação de juros do cheque especial!

Como funciona o limite de 10 dias do cheque especial?

Os bancos podem me obrigar a contratar esse serviço em troca de vantagens?

Acredito que sim! Porem se isso acontecer, você pode recusar o serviço do banco e pronto. Os bancos costumam fazer uma prática chamado de serviços casados, onde é incluso outros serviços no ato da contratação de outro serviço, isso não é ilegal, mas você tem o direito de recusar esses serviços.

Aconteceu com minha sogra outro dia! Fomos abrir uma conta em uma agência, ele levou toda a documentação, a atendente fez os procedimentos, minha sogra assinou uma série de papéis e por fim a moça disse que chegaria um cartão de crédito no nome dela.

Isso foi um serviço casado, minha sogra fez a abertura de uma conta corrente e ao assinar os papéis ela estava requerendo um cartão de crédito.

Se acontecer com você, caso não deseje, você pode recusar o serviço. Daí a importância de ler bem toda a documentação antes de assinar qualquer documento, pois a sua assinatura válida o serviço contratado perante a lei.

Essa prática é comum em quase todas as instituições bancárias, então se você não deseja contratar o serviço não assine. Essas foram as dicas de hoje sobre como funciona cheque especial da Caixa, Santander e Bradesco, caso este conteúdo enteresse á mais alguém que você conheça, não deixe de compartilhar!