Como Funcionam os Bancos Devido ao Coronavírus?

Como Funcionam os Bancos Devido ao Coronavírus?

6 de abril de 2020 0 Por Carlos Oliveira

Saber como funcionam os bancos devido ao coronavírus é uma dúvida que muitos de nós estão tendo devido a pandemia.

No artigo anterior nós falamos sobre como receber o auxílio emergencial durante o coronavírus, agora vamos ver dicas sobre o funcionamento dos bancos.

O nosso dia-a-dia deu uma mudada nas últimas semanas, alguns cuidados passaram a ser redobrados e a liberdade de ir e vir foi limitada.

Normalmente, quando temos algum problema com nosso cartão, conta ou até mesmo para realizar saques, prontamente vamos à agência bancária. Mas por conta do Coronavírus, a fim de proteger os funcionários e clientes, algumas medidas foram tomadas, como por exemplo, a redução de horários e o modo de atendimento dentro das agências.

Para ficar por dentro sobro como funcionam os bancos mediante essa situação, acompanhe as informações a seguir.

Leia mais: Pagamento do cartão de crédito: Como fica depois do coronavírus?

como funcionam os bancos devido ao Coronavírus

Imagem: Guiabancario

Como Resolver Problemas Bancários Sem Sair de Casa

Com essa onda viral ocasionada pelo Coronavírus, sair de casa é sinônimo de agonia, nos deixando receoso, e pensando seriamente se realmente é necessário.

Se você é aquela pessoa acostumada a trabalhar somente com o dinheiro vivo, a necessidade de se locomover até um caixa eletrônico existe. Mas para sua segurança, saiba que é possível resolver problemas bancários sem sair de casa.

Uma opção, é você começar a operar sua conta de modo digital, seja através do aplicativo ou pelo site. Para isso, entre em contato com o seu banco, e veja o procedimento para começar a realizar pagamento de contas, transferências, consulta de extrato e outros serviços no conforto da sua casa.

Outra opção é o chat disponibilizado no site do seu banco, com atendentes em tempo real. Há agências locais que disponibilizam um WhatsApp para que os clientes possam contatá-las e assim, solucionar quaisquer problema, inclusive o renegociamento de dívidas.

Casa sinta dificuldade em lidar com a tecnologia, saiba que estes mesmos serviços podem ser efetuado pelo telefone, através de uma ligação na central. Pode ficar tranquilo que qualquer operação feita dessa forma é segura, necessitando da digitação de senhas.

Artigo recomendado: Quem tem direito ao coronavoucher? Saiba tudo agora!

como funcionam os bancos devido ao Coronavírus

como funcionam os bancos devido ao Coronavírus

Como Funcionam os Bancos Devido ao Coronavírus?

Considerado como prestador de serviços essenciais, os Bancos tiveram suas atividades mantidas com algumas restrições e reestruturação quanto o atendimento ao público a fim de proteger os funcionários e clientes.

A Federação Brasileira de Bancos (Febrabran) orienta que as pessoas idosas e/ou que fazem parte do grupo de risco, terão prioridades nos atendimentos presenciais. E as demais pessoas deverão tentar solucionar os problemas pelos canais digitais ou centrais telefônicas, procurar o banco somente em caso extremo.

Confira a seguir, como funcionam os bancos devido ao Coronavírus:

Veja agora como funcionam os bancos devido ao coronavírus, os principais bancos do país irão funcionar da seguinte forma:

Santander

Nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, cidades que contém o maior volume de casos, tiveram suas atividades suspensas por 15 dias, e os funcionários estarão em férias nesse período.

As demais agências trabalham com atendimento ao público por pelo menos duas horas, com funcionamento no horário das 10:00 às 14:00. Para as cidades em que há maior concentração de idosos e/ou grupo de risco, é recomendado que abra uma exceção, e realize atendimento para essas pessoas das 09:00 às 10:00.

Dentro do banco haverá limite de pessoas, onde deverão entrar em grupos de 10 a 20 pessoas, dependendo do tamanho da agência.

Itaú Unibanco

As agências do Itaú Unibanco seguem funcionando com horário de atendimento reduzido, deixando um horário reservado especialmente para aposentados e pensionistas do INSS, sendo às 9:00hs. A partir das 10:00, começará o atendimento para as demais pessoas, e às 14:00 é encerrado.

Para uma segurança de todos, o Banco também adotou a entrada de pequenos grupos dentro da agência, e ainda assim, são orientadas a manterem uma determinada distância entre elas.

Caixa Econômica Federal

Os atendimentos presenciais da Caixa são restritos apenas para os seguintes serviços:

  • Abastecimento e processamento de depósitos feitos em caixas eletrônicos
  • Desbloqueio de cartão e senha de contas
  • Pagamento de abono salarial e FGTS sem cartão e senha
  • Saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão
  • Saque de seguro-desemprego/defeso sem cartão e senha
  • Saque INSS sem cartão.

Algumas agências começaram a atender às 9:00, os clientes pertencentes ao grupo de risco, e o atendimento para as demais pessoas, será a partir das 10:00hs.

Para serviços relacionados a renegociação de dívidas, solicitação de pausa de até 60 dias em parcelas oriundas de contrato de empréstimos e solicitação de segunda via de boleto, foi disponibilizado um WhatsApp para os clientes, o número é 0800 726 8068.

Para mais informações acesse: http://Caixa.gov.br

Como funcionam os bancos devido ao coronavírus: Bradesco

O Bradesco tomou medidas semelhantes aos demais bancos em relação ao horário de atendimento. Para as pessoas que integram o grupo de risco, e aposentados e pensionista do INSS, o banco atenderá das 8:00 às 10:00. Para os demais será das 10:00 às 14:00.

Quanto a entrada de clientes na agência, será escalonada de 5 em 5 por vez. O Banco também informou que haverá rodízio de funcionários.

Como funcionam os bancos devido ao coronavírus: Banco do Brasil

O Bando do Brasil também aderiu às mesmas medidas, reduzindo o horário de atendimento das 10:00 às 14:00, e abrindo uma hora mais cedo somente para atendimento de aposentados e pensionistas do INSS.

Os atendimentos presenciais somente serão feitos para casos excepcionais, como:

  • Desbloqueio de senha e cartão
  • Saques de benefícios sociais sem cartão
  • Atendimento relacionado a programas sociais específicos  para amenizar as consequências econômicas causadas pelo Covid – 19
  • Pessoas com doenças graves

A utilização dos caixas eletrônicos, também está havendo um controle monitorado, atentando para que haja uma distância de dois metros entre os clientes.

É importante que você busque orientações sobre como está o funcionamento dos bancos em seu município. Cada cidade pode ter acatado um posicionamento diferente, conforme a situação local, portanto, estes horários podem sofrer variações.

Essas foram as dicas de hoje sobre como funcionam os bancos devido ao corona vírus. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tema é só deixar sua pergunta nos comentários do artigo.