Como montar uma papelaria pequena? O que se vende? Como fazer?

Como montar uma papelaria pequena? O que se vende? Como fazer?

30 de maio de 2019 0 Por Carlos Oliveira

Neste artigo eu vou dar dicas sobre como montar uma papelaria, veja o que se vende em uma papelaria, passo a passo para elaborar um plano de negocios e dicas sobre locais adequados para montar este negócio.

Uma papelaria é um negócio que vende o ano todo, porem existem datas específicas, como fim de ano e início de ano, que esses tipos de negocios faturam mais.

E hoje eu vou dar dicas valiosas para você que quer empreender no ramo de papelaria. Confira este texto atentamente até o final e veja que fazendo do jeito certo esse negócio trazer a você a tão sonhada liberdade financeira.

Artigo recomendado: O que é empréstimo de dinheiro?

Como montar uma papelaria pequena

Como é o mercado de papelarias?

A papelaria ao longo dos anos vem sofrendo mudanças nos serviços que a muito tempo deixou de ser apenas uma venda de cadernos e livros, incrementando serviços como xerox, atualização de boletos e em muitos casos vendas de fardas escolares entre vários outros serviços.

Como falei anteriormente, as datas de início e fim de ano são as que as papelarias vendem por serem datas de compra de todo tipo de material escolar.

Então se você pretende investir no ramo de papelaria é fundamental estudar o mercado, neste estudo voce deve observar:

  • Quem são seus concorrentes
  • Estratégias que você deve traçar para conquistar seus clientes.
  • Investimento necessário para montar uma papelaria pequena
  • Localização
  • Estrutura
  • Elaboração do plano de negocio

Observar todos os itens citados acima é fundamental para que seu negócio dê certo e você consigo ter sucesso financeiro com ele.

Veja também: O que são indicadores econômicos?

Como montar uma papelaria pequena

Qual o melhor local para montar uma papelaria?

A primeira dica é procurar por locais de grande movimentação de pessoas, a dica é se possível, alugar um ponto no centro da cidade ou próximos a bancos.

Outra sacada que você deve ter é quanto ao ponto, procure por um local que seja amplo, que tenha uma parte para depósito e pelo menos um banheiro para funcionários.

Observe a fachada do local, pois ele deve ser com boa visibilidade, onde as pessoas avistem logo de cara ao chegar próximo ao local da sua papelaria.

Veja também: Quais as diferenças entre cartões de credito e debito

O que se vende em uma papelaria?

Tradicionalmente uma papelaria vende livros, cadernos, lápis, canetas e uma porção de coisas ao uso no dia a dia e no trabalho.

  • Vendem artigos para escritório
  • Prestam serviços de xerox
  • Prestam serviços de impressão
  • Vendem produtos para quem trabalha na área de informática

Hoje em dia já é comum as papelarias prestarem outros serviços como pagamentos de contas, como água, luz e boletos.

Quanto á estrutura!

Como eu disse antes o local deve ser amplo com pelo menos 60 m2 e os ambientes devem ser divididos por balcões e prateleiras.

Para contratar os funcionários, o recomendado é colocar pessoas já com experiência em atendimento em papelaria, o número de pessoas que você vai contratar depende do tamanho do seu negócio.

No caso de uma papelaria pequena o recomendado é de 2 à 4 funcionários, para os cargos de balconistas, ajudantes e caixas.

Dicas importantes!

Se você realmente quer saber como montar uma papelaria pequena, existem algumas sacadas do negócio que você deve ficar atento. Abaixo eu listei algumas dicas que podem te ajudar, veja:

  • Montar um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso do seu negócio.
  • Se profissionalize no atendimento! Se o pessoal contratado não tiver experiência no atendimento, o recomendado é procurar por uma acessória que treine sua equipe, outra dica que pode sair mais barata é procurar um curso online que ensine seus funcionários como é o diaa dia da empresa e também como lhe dar com os clientes
  • Busque parcerias! Você pode tentar parcerias com escolas particulares, neste caso os alunos que comprarem na sua papelaria teriam um desconto ou então a sorteio de brindes
  • Esteja onde seu publico está! Algumas empresas costumam por exemplo colocar máquinas de xerox nas escolas atraves de parcerias firmadas

O que é preciso para montar uma papelaria?

Para abrir esse negócio você deve tomar algumas medidas legais. Para que seu negócio aconteça, você deve:

  • Fazer o registro na junta comercial da sua cidade
  • Fazer o registro na secretaria da receita federal e secretaria da Fazenda
  • Fazer o registro na prefeitura para obter o alvará de funcionamento
  • Fazer o registro no sindicato patronal
  • Entre outros…

Você pode gostar de ler: Quais os benefícios do banco Inter

Como montar uma papelaria pequena

Dá dinheiro montar uma papelaria pequena?

Com certeza dá uma boa grana! Em média uma papelaria de pequeno porte fatura entre 8 e 15 mil reais por mês.

Segundo o site Bheventos o setor de papelaria movimenta cerca de R$4 bilhões por ano no Brasil, sendo que os itens de papelaria respondem por 75% do total do faturamento – incluindo também brinquedos, presentes e material artístico.

Os outros 25% restantes correspondem às vendas de livros em livrarias. Lógico que tudo vai depender do seu movimento, essa é uma média geral.

Fornecedores no atacado!

Agora que você já sabe como montar uma papelaria pequena, eu tenho algumas dicas de sites fornecedores de produtos para papelaria no atacado, veja onde comprar:

Ao montar uma papelaria, você terá que aprender como administrar sua empresa e neste caso é recomrecomendado que você estude um pouco sobre gestão de negócios e gestão financeira para que você consiga administrar sua empresa e manter todos os compromissos da empresa em dia.

Estas foram as dicas de hoje para abrir sua empresa no setor de papelarias, caso este conteúdo enteresse á mais alguém que você conheça não deixe de compartilhar!

Abraço da equipe Guia bancário!