Como regularizar o CPF pela internet

Saiba agora como regularizar o CPF pela internet passo a passo!

Esse tem sido uma das maiores dúvidas dos leitores aqui do blog, principalmente por ser um dos critérios para receber o auxílio emergencial durante o coronavírus.

É um processo bem simples e fácil, onde tudo feito direto no site da receita federal, neste artigo eu mostro como regularizar o CPF pela internet passo a passo.

Ter seu CPF irregular pode te trazer vários problemas, inclusive alguns constrangimentos, por isso é importante ter seu CPF ativo sem nenhuma irregularidade.

Imagine só! Ir ao banco tentar abrir uma conta poupança ou conta corrente e na hora você descobri que não será possível realizar a abertura da conta porque seu CPF está com alguma restrição.

Ou pior, ao fazer uma compra no crediário, a primeira coisa que se faz e realizar uma consulta do seu CPF no SPC Serasa e então você descobri que está com alguma restrição.

Além de ser uma situação ruim é extremamente constrangedor! Não é verdade? Pensando nisso eu resolvi elaborar este guia afim de lhe mostrar como regularizar o CPF pela internet sem a necessidade de passar horas na fila esperando para ser atendido.

Saiba mais sobre: Como descobrir o RG pelo CPF

Como regularizar o CPF pela internet

Como regularizar o CPF pela internet? Veja o  passo a passo agora!

Se você quer saber com regularizar o CPF pela internet passo a passo, a seguir eu irei lhe mostrar como proceder de forma rápida e segura.

Antes de iniciar o passo a passo, eu gostaria de lhe dizer que ao inserir seus dados em qualquer site da internet, certifique-se que o site é seguro ou se o site em questão é realmente o site oficial em questão. Dito isto, vamos ao passo a passo:

1- A primeira coisa que você voce deve fazer, é acessar o site oficial da Receita Federal. O link para o site oficial da Receita Federal é o link abaixo, é só clicar:

https://receita.economia.gov.br/

Assim que clicar no link a primeira tela será a da foto abaixo:

Página Inicial do site da Receita Federal
Tela inicial do site oficial da Receita Federal. (Capitura de tela: Gleyson Norte)

2 – No passo seguinte você deve clicar em “CPF” e em seguida clique em “regularizar cadastro do CPF”

3 – Será exibida uma tela como a da foto abaixo:

Como colocar o CPF em situação ativa termos e condições
Tela que explica quais os termos e condições para solicitar a regularização do CPF.( Foto: Guiabancario)

Nela você verá informações importantes sobre quem pode solicitar a regularização e sob quais condições essa regularização será aceita.

Só lembrando que para menores de 16 anos, se necessário for a regularização do CPF, o mesmo só poderá ser solicitado pelo responsável do menor.

4 – chegando neste quarto passo você clicar em “Pela internet, faça isso, se a irregularidade for CPF em situação cadastral suspensa”.

Página de cadastro
Foto: Ariane Valesco do site canaltech

Logo em seguida, você deve colocar os dados que ó identidade, como:

  • Seu nome
  • Número do documento
  • Data de nascimento
  • Local de nascimento além de vários outros dados que ó identifique da melhor forma possível

Uma dica importante quanto ao seu nome e o nome da sua mãe!

Certifique-se de colocar esses nomes exatamente como estão na certidão de nascimento ou casamento, pois se esses nomes forem colocados de maneira errônea, pode acorrer de haver uma nova regularização justamente por dados incorretos.

5 – Nesta etapa final você deve conferir se todos os dados estão corretos para que não haja erros ao fazer a regularização.

Estando tudo ok, clique em “Enviar” assim que concluir o passo a passo sobre como regularizar o CPF pela internet é só aguardar para ver se o seu CPF volta a ficar em situação ativa.

Em alguns casos, mesmo fazendo todo o processo pelo site da Receita Federal ainda é preciso dirigir-se a receita no prazo máximo de 90 dias para ajustar alguns dados complementares.

Veja este artigo: Abrir conta corrente com nome sujo é possível?

Basicamente é isso! Espero que este artigo venha a lhe ajudar de fato. Caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre como regularizar o CPF pela internet, basta deixar sua pergunta nos comentários do artigo que eu terei prazer em buscar a melhor resposta possível para o seu problema.

Forte abraço!

Deixe um comentário