Como abrir conta poupança para menor de idade na caixa? Confira nossas dicas!

Como abrir conta poupança para menor de idade na caixa? Confira nossas dicas!

29 de agosto de 2019 0 Por Carlos Oliveira

Buscando informações sobre como abrir conta poupança para menor de idade na Caixa? Então você está no lugar certo, pois este guia bancário vai lhe ajudar e entender e como abrir essa conta de maneira fácil respeitando todos os requisitos pedidos pela Caixa Econômica Federal .

Apesar de não ser a forma mais rentável para fazer seu dinheiro aumentar no banco, a poupança é a forma mais conhecida e comum para se guardar dinheiro.

Por ser a mais comum e mais conhecida, muitas famílias logo que os filhos nascem já procuram se planejar para ter um futuro mais tranquilo em relação à educação ou futuro dos filhos.

Pensando nisso, nós que somos pais de família, logo começamos a guardar um dinheirinho, buscando garantir sua faculdade, comprar um carro ou mesmo dar instabilidade financeira inicial para que nossos filhos tenham um futuro melhor.

Então, volta e meia a dúvida sobre como abrir uma conta poupança para menor de idade aparece entre os leitores do blog.

Entre os principais bancos do país, a Caixa Econômica Federal é campeã em procura para abertura de uma conta poupança, por uma série de fatores, entre eles, o fato de ser um banco federal e o rendimento que é de 0,5% ao mês.

Rendimento esse que tem por base para medição os números da taxa Selic, caso queira consultar como e feito o cálculo do rendimento da sua conta poupança na Caixa, basta clicar aqui.

Se você quer saber sobre a documentação exigida para realizar a abertura de uma conta poupança, será preciso o CPF e RG, que esteja em situação regular.

Ao continuar a leitura do texto, você verá mais dicas referente ao nosso tema, tais como, documentação, movimentação e onde abrir a conta poupança para um menor de idade. Acompanhe atentamente todas as dicas a partir daqui!

Você pode gostar de ler: Internet Banking da Caixa. Veja suas funcionalidades!

Conta poupança para menor de idade

Como abrir conta poupança para menor de idade na Caixa?

Como sabemos, o CPF é utilizado em várias situações no dia a dia, sendo as mais conhecidas, fazer compras a prazo ou contratar algum serviço, que no caso específico, abrir conta em banco.

Só lembrando, que a abertura de uma conta em banco, pode ter diversos fins, pode ser uma conta para empresa, apenas para receber o seu salário ou para guardar dinheiro, ter o CPF em situação regular se faz necessário se seu objetivo for um dos citados acima.

Não importa se a pessoa for um recém-nascido ou uma pessoa menor de 16 anos, será preciso ter o CPF se o objetivo for abrir uma conta.

Atualmente os meios disponíveis para que você consiga obter um número CPF é indo até uma agência dos Correios, da Caixa ou do Banco do Brasil e preencher o requerimento para tal, sempre portando um documento de identificação e de residência atualizado.

Para realizar a inscrição de CPF pela internet será preciso que a pessoa possua Título de Eleitor, documento este, que pode ser obtido assim completar 16 anos anos de idade.

Se você deseja saber como solicitar o CPF para menor de idade, basta acessar o site da Receita Federal disponível no link abaixo:

http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/servicos/inscricao-no-cpf

Se você é pessoa física, brasileiro ou estrangeiro, que esteja morando aqui no Brasil, analfabetos ou deficientes visuais, saiba que a conta poupança e para você.

Em casos onde a pessoa é analfabeta ou possua deficiência visual, deve ser lido todo contrato de abertura em voz alta para que a pessoa compreenda os termos da abertura da conta, só lembrando que ao fazer a leitura do contrato, devem estar presentes duas testemunhas que não tenham relação com o banco, essas testumunhas, alem do titular da conta, deverão assinar toda documentação para abertura da conta.

Logo, não há nada que impede um menor de idade ter uma conta poupança na Caixa Econômica. Sendo que o único impedimento que pode ocorrer é em situações onde o CPF da pessoa física esteja irregular.

Quanto ao cartão que será utilizado para fazer as movimentações da conta, este virá no nome do titular da conta. Com a resaalva de que a conta poderá ser movimentada pelos pais, tutores ou representantes legais por meio de Guia de Retirada ou cartão na Agência/PA ou do Internet Banking CAIXA.

Ao abrir a conta para um menor de idade, a documentação exigida é:

  •  Identidade
  • CPF
  • Comprovante de endereço
  • Declaração de renda

Sendo que todos os documentos devem ser apresentados  perfeito estado munido de suas cópias para que seja possível abrir a conta.

Aqui no blog temos um artigo que trata de todos os telefones de contato da Caixa,  mas se houver dúvidas relacionado a abertura de conta, os telefones disponíveis para contato são:

  • 0800 726 0101 para o SAC Caixa
  • 0800 725 7474 para contactar a Ouvidoria

Artigo mais recente: Como ganhar dinheiro em casa

Conta poupança para menor de idade

Quais são as modalidades de poupança oferecidas pela Caixa!

São três tipos de modalidades de poupança que oferecidas pela Caixa! Que são:

  • A Poupança Integrada que é vinculada a conte-corrente
  • Poupança Azul é um tipo de conta mais simples, que serve para o uso de adultos e crianças
  • Poupança Caixa Fácil, com limite de saldo e movimentação mensal de R$ 3.000,00.

Em caso onde serão pessoas menores de idade que irão movimentar a conta, o recomendado é realizar a abertura de uma uma poupança Caixa Fácil, sendo que o limite de saldo é baixo, tornando fácil o controle da conta por parte dos pais.

Esse tipo de conta é muito utilizado por pais que tem filhos estudando fora, facilitando o controle financeiro e com isso fazem com que seus filhos aprendam a ter uma educação financeira desde pequenos, já para casos onde a intenção é guardar dinheiro para o futuro dos filhos, a Poupança Azul da Caixa é a mais indicada.

Em posse de toda a documentação que relatamos acima, você deve procurar uma agência da Caixa para realizar o procedimento de abertura, sendo que também é possível realizar a abertura de conta poupança nos correspondentes Caixa Aqui e em casas Lotéricas, só lembrando que não valor h valor de depósito, ou seja, com qualquer valor até a data desta publicação 29 de Agosto de 2019 é possível abrir uma conta poupança.

Para você: Como receber dinheiro do exterior?

Conta poupança para menor de idade

Como é feita a remuneração da poupança?

Segundo o site da própria caixa econômica federal, os valores depositados são remunerados a uma taxa de juros de 0,5% ao mês, aplicada sobre os valores atualizados pela Taxa Referencial (TR), creditada mensalmente ou trimestralmente, conforme a modalidade, a cada dia limite.

Você pode conferir dicas sobre a poupança Caixa neste link:

http://www.caixa.gov.br/empresa/contas/poupanca/Paginas/default.aspx

Sempre observando, que a remuneração  (juros pagos) só é disponibilizado quando o dinheiro completa um período de 30 dias na conta, conhecido como “aniversário” passado os 30 seu remuneração é calcula e depositada junto ao saldo principal da conta.

Nossa dica, é que ao realizar a abertura conta para um menor de idade, que a finalidade da conta seja para guardar dinheiro e evitar ao máximo sacar valores da conta.

Fazendo isso, será possível ver de fato o seu dinheirinho render todo mês,es que pouco, e outra coisa que deve ser levando em conta é a questão de pensar no futuro, imagina se você consegue, com muita disciplina, junto um bom dinheiro ao longo de 5, 10 anos ou mais!

Você apenas com esse esforço consegue pagar boa parte da sua faculdade e ainda consegue ter uma vida mais tranquila neste período podendo focar apenas nos estudos.

Artigo recomendado: Qual o horário de funcionamento dos Bancos

Onde obter mais informações sobre conta poupança para menor de idade?

Caso você deseje saber mais sobre o tema, eu recomendo que você acesse o site oficial da Caixa Econômica Federal, para isso é só clicar no link abaixo:

http://www.caixa.gov.br/empresa/contas/poupanca/Paginas/default.aspx