Dá para fazer empréstimo pela internet?

Dá para fazer empréstimo pela internet?

30 de agosto de 2019 0 Por Carlos Oliveira

Outro dia aqui no blog, foi me levantada esse questão, dá para fazer empréstimo pela internet? Eu prontamente responde que não! Se você pretende conseguir um empréstimo, o certo a fazer é recorrer a uma instituição bancária autorizada.

Pensando no tema, eu resolvi criar este texto no intuito de ajudar você a não cair em golpes que são corriqueiros no mundo virtual.

Para tal fato, eu levanto alguns pontos que de fato podem ajudar você a entender as diferenças de empréstimo e agiotagem, que neste caso, é o quem ocorre com quem faz promessas de empréstimo pelo internet.

Por isso recomendo que você leia com atenção, para que você entenda onde você deve realmente solicitar uma análise de crédito para que assim você consiga de fato um empréstimo, com juros corretos e totalmente de acordo as leis do país.

Veja também: Vantagens e desvantagens do empréstimo com cheque

Dá para fazer empréstimo pela internet

O que é um empréstimo?

Um empréstimo é basicamente um valor ou algo que se pega emprestado, que ao final do prazo do pagamento ou devolução, deverá ser pago ao quem emprestou o valor ou algo nas mesmas condições de quando foi emprestado.

Em caso de objeto, vale o princípio de entregar nas condições que foram a ti emprestada. Para empréstimo de dinheiro,  quando ocorre o evento, a valor é geralmente pago de forma parcelada, onde será aplicado taxas de juros firmadas no contrato.

O contrato deverá obrigatoriamente ter o valor emprestado, o valor a ser pago, o número de parcelas e o juros aplicado sobre o valor a ser pago. Contudo deve-se observar que o empréstimo deve ser feito pelas instituições autorizadas.

Leia também: Qual o horário de funcionamento dos bancos

Dá para fazer empréstimo pela internet? Cuidados com agiotas!

Quando falo em ter cuidado com agiotas, é porque ao realizar um empréstimo com um agiota, ele com certeza irá querer vantagens abusivas.

As vantagens mais comuns exigidas por um agiota são:

  • Dar bens de valor, como casa e carro, como garantia
  • Juros extremamente abusivo
  • Prestações que não acabam nunca

Sem falar que praticar agiotagem é crime com pena prevista na Lei nº 1521/51 que estabelece pena de detenção de seis meses a dois anos.

O artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor proíbe “utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer”. Ele prevê detenção de três meses a um ano, além de multa.

Fonte: OPovo.com.br

Para você: Empréstimo de dinheiro Caixa e Santander

Dá para fazer empréstimo pela internet

Dá para fazer empréstimo pela internet?

Inicialmente eu disse que isso não é possível, e realmente não é! Não dá para fazer empréstimo pela internet.

É preciso que você ao necessitar de um empréstimo, procure um banco ou instituição devidamente autorizada.

Qualquer coisa inerente à isso é golpe, por tanto fique atento a promessas de crédito facilitado pela internet.

Normalmente pessoas que fazem essa prática costumam ser agiotas, que se aproveitam da sua fragilidade financeira para aplicar golpes de agiotagem.

Artigo mais recente: Quais as diferenças de cartões de crédito e débito

Dá para fazer empréstimo pela internet

Eu devo adiantar algum depósito de pagamento para ter o empréstimo garantido?

Lógico que não! Se você pretende pegar um empréstimo, não é necessário fazer o adiamento de nenhum dinheiro. Caso eles digam que é para fazer um levantamento do seu nome, seja para fazer algum cadastro ou qualquer outro fim, não dê nada.

Outra situação que constuma acontecer é a solicitação deste depósito em nome de pessao física, por aí, logo vemos que se trata de um golpe, pois quando pagamos as prestações de um empréstimo, ele é descontado em nome de uma instituição financeira, ou seja,  nome de pessoa jurídica.

Então, o que podemos concluir é que todas essas obrigações são de responsabilidade da empresa que trabalha com a conceção de empréstimo, por isso, se ocorrer qualquer situação parecida com esta, não aceite e vá até uma instituição que trabalhe de maneira idônea para solicitar seu empréstimo.

Veja um caso que o Dr. Celso Russomano fez, relatando o caso de um casal, onde eles recorreram a um empréstimo pela internet, no caso eles assinaram um contrato de instituição financeira dos Estados que nao faz operações de crédito pessoa física no Brasil, como conclusão eles tiverem muitos problemas para resolver a questão sobre o golpe sofrido.

Assista o vídeo abaixo:

Veja também: Como abrir uma conta poupança para menor de idade

Pena para este tipo de crime!

Segundo o código penal brasileiro a pena para este tipo de crime é de 1 á 5 anos de reclusão é chamada de crime de estelionato.

Fique atento para não cair neste tipo de golpe sofrido pelos amigos do vídeos, pois apesar da informação que temos hoje, ainda sim é comum ver as pessoas agindo de má fé, transformando a vida destas pessoas que já estão complicadas em transtornos inimagináveis.

Essas foram as dicas de hoje sobre o tema” Dá para fazer empréstimo pela internet ” caso este conteúdo for do enteresse de mais alguém que você conheça, não deixe de compartilhar.

Forte abraço e até o próximo texto! 😉