Depósitos no fim de semana

Fazer depósitos no fim de semana é algo bem comum e super utilizado por grande parte da população brasileira, principalmente donos de negócios que tem muitos compromissos a serem honrados na segunda-feira e por ser um dia cheio, acabam fazendo seus depósitos no fim de semana ou uma transferência de valores para evitar as enormes filas nos bancos, inclusive nos caixas eletrônicos.

Sempre que precisamos fazer um depósito, o meio mais comum e os mais utilizados são os caixas eletrônicos, eu mesmo tenho vários envelopes de depósitos e quando preciso já vou direto para o caixa eletrônico da minha agência para realizar o depósito.

Porém sempre que vamos nos utilizar deste serviço devemos ter em mente que o processo entre fazer o depósito e o dinheiro de fato cair na conta muitas vezes leva tempo, principalmente se for no fim de semana.

Então buscamos algumas questões relacionadas à esse tema para que você de fato possa entender como funciona o depósitos no fim de semana e quando o dinheiro realmente fica disponível na conta.

Você pode gostar de ler: Como identificar o código da agência e o número da conta no cartão

Depósitos no fim de semana
Foto: Creditoeemprestimos

Sobre depósitos no fim de semana: Quanto tempo leva para que o envelope seja  processado?

Para entender o tempo de processamento de um envelope é bem simples. Veja:

Digamos que você deseja depositar uma certa quantia, que pode ser em cheque ou dinheiro de papel, jamais poderá colocar moedas nos envelopes.

Pois bem! Para cada processamento de depósito será adicionado a hora e a data do depósito.

É aí que o banco deve cumprir com os prazos determinados, que no caso é até o fim do dia útil, com o acréscimo de mais um dia.

Então, sempre que você fizer um depósito em sua conta bancária, saiba que o prazo da liberação do dinheiro tem sua equivalência relacionada ao dia útil em que o depósito foi realizado.

Ou seja, todo envelope que depositado de Segunda a Quinta-feira, antes das 17horas (cinco da tarde), o período limite para que o dinheiro fique disponível na conta é até o outro dia.

Então como já sabemos que o banco tem o prazo de praticante um dia para liberar o dinheiro você deve estar se perguntando porque esse dinheiro não cai no mesmo dia? Sim ele cai no mesmo dia na maioria das vezes! Acontece que o banco tem esse prazo longo, porém normalmente para depósitos feitos até as 16hs esse valor é liberado no mesmo dia.

Então se houver necessidade desse dinheiro estar na conta com antecedência, o recomendado é fazer uma TEV ou TED pois o dinheiro já fica disponível em questões de minutos.

Veja este artigo: Caixa eletrônico da Caixa: Saques, limites e horários!

Depósitos no fim de semana
Foto: dicasbancarias.com.br

E na Sexta, Sábado, Domingo e Feriados, como são os prazos para processamento desses envelopes?

Para estas movimentações de depósitos, existem algumas peculiaridade que são específicas para esses dias. Veja:

Para a sexta-feira você deve atentar-se ao horário em que foi realizado o depósito. Pois se acontecer de o envelope for depositado no horário que antecede o fim do expediente bancário que costuma variar das 16 horas até as 17 horas, para esse caso, o banco tem até o próximo dia útil para efetivar o depósito ou seja tem até a segunda – que na maioria das vezes é o próximo dia útil – para que o valor fique disponível na conta.

Agora para casos em que o envelope foi  postado é na sexta logo depois do encerramento do expediente bancário, esse envelope é processado no próximo dia útil, ou seja, na segunda-feira e o dinheiro provavelmente vai cair na conta na terça-feira.

Isso acontece porquê após o encerramento do expediente bancário na sexta-feira, eles entendem que já é fim de semana, então não há possibilidade do envelope ser processado na sexta, isso também se aplica aos casos de depósitos feitos no sábado e domingo, por não serem dias úteis esses envelopes serão processados na segunda-feira e o dinheiro disponibilizado na terça-feira.

A mesma regra se aplica para depósitos realizados em dias de feriado, esse depósito só será processado no próximo  dia útil. Então caso seja um feriado na sexta-feira antes das 16hs, o envelope só será processado na segunda-feira, diferentemente de um dia útil, que no caso, cairia no mesmo dia, prolongando ainda mais o prazo de processamento do depósito.

Atentar-se a essas regrinhas básicas é super importante, pois vai ajudar você a não passar por nenhum tipo de constrangimento e irá possibilitar você de se organizar melhor, quanto aos prazos e compromissos que você vier ter em virtude de depósitos realizados nesses dias específicos.

Outros artigos que podem te ajudar:

Links dos principais bancos que podem ser úteis para você:

Essas foram as dicas de hoje sobre depósitos no fim de semana, caso tenha mais alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários.

Forte abraço e até o próximo texto!

One thought on “Depósitos no fim de semana: Quando o dinheiro cai na conta?”

Deixe um comentário