Qual a diferença entre Dólar Comercial Turismo e Paralelo

Qual a diferença entre Dólar Comercial Turismo e Paralelo

11 de fevereiro de 2020 0 Por Carlos Oliveira

O Dólar é uma moeda conhecida mundialmente e que tem grande influência em diversos setores. Você sabia que existem diferentes tipos? Saiba a diferença entre Dólar Comercial Turismo e Paralelo.

Já pensou em viajar para fora do país? Este é o sonho de diversos brasileiros, conhecer outras culturas, novos lugares. Para que isso aconteça, há diversos procedimentos que envolve e um deles é entender um pouco de como o dólar funciona, e em quais lugares é aceito. 

Também ouvimos falar do dólar todos os dias nos noticiários da TV, onde é comunicado o valor em que a moeda fechou naquele dia. Pela recorrência dessa informação sabemos que se trata de algo importante mas não sabemos ao certo do porque. 

Hoje essas dúvidas vão desaparecer e você finalmente estará por dentro deste assunto, além de saber a Diferença Entre Dólar Comercial, Turismo e Paralelo.

Veja também:  Como atualizar boletos vencidos do Itaú

 Dólar Comercial

Como o próprio nome sugere, o Dólar Comercial é utilizado no mercado de comércio exterior, ou seja em  exportação, importação, compra e venda de mercadoria e negociação de serviços pelas empresas.

O governo também faz uso deste tipo de dólar em suas movimentações financeiras no exterior. Brasileiros que vivem no estrangeiro, se tomam empréstimos com registros no Banco Central, o preço é com base no dólar comercial. 

Sua cotação é realizada e disponibilizada pelo SISBACEN. Já a taxa de conversão de dólar em real, depende de sua demanda e oferta no mercado. Algumas vezes o Banco Central realiza a compra ou a venda de alguns dólares para que o valor da moeda seja modificado ou estabilizado. 

Dólar Turismo

O Dólar Turismo é utilizado para as cotações de emissão de passagens, transações relacionadas a turismo no exterior, compra de dólar em espécie e débitos em dólar no cartão de crédito. 

Este é o valor mais alto do dólar, isso se deve pelo fato de ser composto por lucro do agente de câmbio, taxas de da importação do dinheiro e um acréscimo referente ao Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), que são impostos pelo governo. 

O Dólar Turismo é muito importante para o país, pois ele ajuda a movimentar a economia. Uma vez que há pessoas viajando para aquela localidade, é esperado que estas pessoas consumam muito.

Dólar Paralelo

Este tipo de dólar tramita fora dos meios oficiais, ou seja, de uma forma clandestina. Geralmente é utilizado por quem se propõe a fazer transações ilícitas, ou fora da supervisão do Banco Central (Os famosos doleiros).  Podemos tomar como exemplos a lavagem de dinheiro, tráfico e sonegação. 

A operação do Dólar Paralelo originou – se no Brasil por volta dos anos 90, na mesma época em que o Collor era Presidente. Seu surgimento foi uma forma de proteção contra as medidas tomadas, inclusive o bloqueio da conta poupança e a grande instabilidade econômica decorrentes do bloqueio. 

Atualmente, apesar de proibido muitas pessoas fazer uso, principalmente aqueles incapacitados de operar no mercado tradicional, sujeitando – se a punições já previstas em lei, se descobertas. 

Artigo recomendado: Como pagar taxa de licenciamento do veículo


 Diferença entre dólar comercial turismo e paralelo: Impactos do Dólar no dia a dia!

As pessoas que não trabalham com finanças podem não notar suas variações e impactos tão perceptíveis assim.  Quando o dólar está alto é possível sentir aumento no preço dos produtos importados, como bacalhau, azeite, sem contar que o preço do trigo dispara afetando outros produtos como pães, bolachas e massas. 

Para o consumidor isso é ruim, mas o trigo é exportado em grande quantidade, então neste quesito acaba sendo vantajoso para o Brasil. 

Quem viaja para o exterior só percebe essa variação quando está em mãos com a fatura do cartão de crédito. Diferentemente das compras feitas no Brasil, o valor total da fatura é atualizado com o valor do dólar naquele dia. 

Veja também: Como emitir o CPF online no site da Receita Federal

Países que aceitam Dólar

Sei que uma parte pensa que o dólar somente é aceito nos Estados Unidos, mas muito pelo contrário,  há diversos países em diferentes regiões do mundo em que trabalham com o Dólar, inclusive lugares que tem outra moeda mas trabalham como dólar por conta dos turistas que ali visitam.

Confira algum dos  países que têm o dólar como moeda oficial:

  • El Salvador
  • Equador
  • Ilhas Marshall
  • Micronésia
  • Austrália
  • Canadá
  • Jamaica
  • Hong Kong
  • Namíbia
  • Nova Zelândia
  • Cingapura
  • Taiwan
  • Países Baixos Caribenhos
  • Timor Leste
  • Panamá

Leia com atenção: Como funciona o Mibank

Diferença entre Dólar Comercial Turismo e Paralelo

Até aqui vimos quais países aceitam o dólar, vimos o impacto da moeda dólar no dia a dia e aprendemos um pouco sobre cada peculiaridade desta moeda.

Resumindo tudo que vimos sobre qual a diferença entre Dólar Comercial Turismo e Paralelo eu acredito que seja á seguinte:

Cada modalidade – Turismo, Comercial e paralelo – tem por base um preço de negociação ou seja dependendo da forma em que se vai trabalhar com a moeda dólar, ele terá  valores diferentes na negociação.

Espero que você tenha entendido e que este texto tenha esclarecido os principais pontos sobre dólar comercial, Turismo e Paralelo.

Caso você queira saber sobre algo que não foi falado neste texto, é só deixar sua pergunta nos comentários. ok!

Obrigado pela companhia e até o próximo texto! 🤗😄😉☺