Dinheiro brasileiro e moedas comemorativas

Neste artigo você vai ver dicas sobre dinheiro brasileiro e moedas comemorativas, tambem vamos falar um pouco sobre moedas antigas e sua importância na história do Brasil.

Como já falamos anteriormente aqui no blog Guia bancário o dinheiro é tudo aquilo que serve como troca, ou seja, trocar algo por outro coisa no mesmo valor ou de valor maior.

Com o passar dos anos foi se fazendo necessário a criação de uma moeda que representasse valor, com isso cada país foi desenvolvendo sua moeda.

Com o desenvolvimento de cada moeda veio também a história política e cultural de uma região ou país.

Logo vemos que todas as moedas vem carregadas de histórias além do seu valor econômico, neste artigo você vai ver é entender algumas curiosidades sobre a moeda brasileira e moedas comemorativas, também vamos falar um pouco sobre moedas antigas que fizeram e fazem parte da nossa história.

Então se você tem curiosidade sobre o assunto, acompanhe essa leitura atentamente para não perder nenhuma das dicas que eu tenho para você.

Leia também: O que são indicadores econômicos?

Dinheiro brasileiro e moedas comemorativas

Dinheiro brasileiro e moedas comemorativas mais recentes no Brasil!

Antes de falar sobre moedas comemorativas, vamos falar sobre o dinheiro brasileiro que ao longo dos anos cria se transformando devida a série de fatores socioeconômicos.

Desde a épocaque foi implantado o Cruzeiro em 1942, o dinheiro brasileiro sofreu mudanças sérias devido a instabilidade econômica do país, que por sua vez teve sua última mudança no ano de 1994. Veja abaixo nossa relação com datas e nomes das moedas que tiveram um impacto social maior do nossa história mais recente. Veja:

  • 01.11.1942 – Cruzeiro
  • 13.02.1967 – Cruzeiro Novo
  • 15.05.1970 – Cruzeiro
  • 28.02.1986 – Cruzado
  • 16.01.1989 – Cruzado Novo
  • 16.03.1990 – Cruzeiro
  • 01.08.1993 – Cruzeiro Real
  • 01.07.1994 – Real

Nessa época de transição do Cruzeiro para real atual, houve também a implantação da URV que na época sofreu várias oscilações devido quadro econômico da época.

Se você deseja encontrar uma relação completa do dinheiro brasileiro, basta acessar esse link:

https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fhtms%2Fmuseu-espacos%2Fcedulabc.asp

Dinheiro brasileiro e moedas comemorativas

Moedas comemorativas, quais as razões delas serem feitas?


De tempos em tempos o governo federal afim de promover algum evento acabam lançando moedas comemorativas a algum evento ou data especial, que por sua vez acabam sendo objeto de desejo de muitos colecionadores.

Alguns colecionadores acabam pagando valores absurdos por moedas consideradas raras ou que tiveram sua edição muito limitada.

Quem não se lembra das moedas comemorativas das olimpíadas de 2016, com seus desenhos e símbolos fazendo referência aos jogos olímpicos da época.

Muitas pessoas acabam colecionando ou apenas guardando essas moedas apenas para se lembrar da época ou então afim de vende-las anos mais tarde por um valor mais alto.

Na lista abaixo você verá algumas das moedas que marcaram gerações:

  • Jogos Pan-americanos Rio 2007
  • Centenário do Vôo do 14 Bis
  • Centenário de Candido Portinari
  • Pentacampeonato de Futebol
  • 500 anos do Descobrimento do Brasil
  • 300 anos da Casa da Moeda do Brasil
  • 500 anos do descobrimento da América
  • Moeda Comemorativa de São Luís – Patrimônio da Humanidade – Unesco
  • Moedas Comemorativa da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014
  • Ouro Preto – Patrimônio da Humanidade – UNESCO
  • Copa do Mundo da FIFA – África do Sul 2010
  • Brasília – Patrimônio da Humanidade – UNESCO
  • Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
  • 200 Anos da Chegada da Família Real ao Brasil

Essas moedas comemorativas citadas acima foram apenas algumas das várias edições criadas afim de marcar uma época. Se você deseja ver a lista completa de moedas comemorativas, basta acessar o link do Banco Central do Brasil abaixo:

https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fhtms%2Fmecir%2Fmcomemor%2Fmc_comemorativa3.asp

No link acima você consegue saber inclusive o porquê da criação de cada moeda.

Você pode gostar de ler: O que é um conversor de dinheiro?

Dinheiro brasileiro e moedas comemorativas

Quais são as moedas antigas brasileiras?

Agora que já falamos sobre o atual dinheiro brasileiro e moedas comemorativas, vamos falar um pouco sobre o dinheiro antigo.

Como falado acima, o dinheiro brasileiro sofreu muitas mudanças ao longo dos anos, Se você que está lendo este texto querer saber qual a moeda que circulava no Brasil na época em que seus país tinham a sua idade, muito provalmente eles irão dizer que era o Cruzeiro – Eu apesar de ser uma criança de 34 aninhos, me lembro da época em que a moeda vigente era o Cruzeiro – abaixo segue uma pequena listas com as moedas mais antigas que se tem registro. Veja:

É super importante entender e aprender sobre a evolução do dinheiro brasileiro e moedas comemorativas, pois daí cnseguimos entender os fatos socioeconômicos de uma época.

Dinheiro brasileiro e moedas comemorativas: Sobre a atual moeda brasileira, o Real!

A nossa atual moeda foi criada no governo de Itamar Franco que o então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso na tentativa de conter os juros do época que chegaram a patamares absurdos, lançaram o plano Real.

Foi então que no de 1 Julho de 1994, o Real foi instituído no Brasil, atualmente nossa moeda é a 16° moeda mais comercializada no mundo, considerada por muitos especialistas em econômia a salvação do Brasil, por enfim, ter sido um moeda estável e que fazia frente ao dólar Américano.

Outros artigos que você pode gostar de ler:

Segundo o site Wikipedia o real é a moeda oficial brasileira, porém, o Banco Central do Brasil permite circulação de moedas privadas e moedas sociais no país, emitidas por bancos comunitários, desde que estas circulem apenas localmente e, sejam lastreadas pela moeda oficial.

Espero que você tenha gostado das dicas de hoje, caso este conteúdo enteresse á mais alguém que você conheça, não deixe de compartilhar.

 

 

Deixe um comentário