Importância da logística na sociedade: Suprimento, distribuição, reversa e produção!

Importância da logística na sociedade: Suprimento, distribuição, reversa e produção!

3 de junho de 2019 0 Por Carlos Oliveira

Procurando dicas sobre importância da logística na sociedade? Então este artigo é para você, são dicas sobre logística em relação a suprimento, distribuição, reversa e produção.

Essa é uma duvida que volta e meia sempre aparece aqui no blog por perguntas de leitores do blog. Então eu recomendo que você leia este artigo atentamente e confira todas as dicas que eu tenho para você.

Você pode gostar de ler: O que é conta salário

Importância da logística na sociedade

Importância da logística na sociedade!

A importância da logística na sociedade se define por ser um estudo feito onde tudo que tem um caminho a ser percorrido, deve ser feito o estudo com planejamento e o plano de execução e a distribuição feita de maneira correta e estudada para que tudo ocorra no menor tempo possível.

É Onde se define as melhores rotas de emtrega de produtos, isso faz com que os produtos cheguem mais rápido ao seu destino final.

Mas a logística não se detém apenas a produtos. Usamos a logística em tudo que fazemos, no dia a dia por exemplo: Ao levar o filho pro colégio, nós costumamos definir o melhor caminho, isso se chama logística.

No momento em que que você faz um plano de rota, definindo o melhor caminho no menor tempo, você está fazendo uma logística eficiênte é que realmente funciona.

Outra idéia de logística no dia a dia, eu por exemplo, tenho uma pizzaria delivery, para que meus pedidos não cheguem atrasados na casa do cliente, nós obrigatoriamente traçamos as melhores rotas de entregas. Se chama logística de distribuição.

Imagine se não existisse a logística em tudo que fazemos? Seria a maior bagunça! Portanto a logística se define em três categorias básicas. Que são:

  • Logística de Suprimentos;
  • Logística de Produção;
  • Logística Reversa;
  • Logística de Distribuição.

A partir de agora, eu irei dar algumas dicas sobre cada uma dessas categorias.

Veja também: O que são indicadores econômicos

Importância da logística na sociedade

Logística de Suprimentos

Entender a importância da logística na sociedade é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de qualquer região.

Entendo como conceito básico da logística de suprimentos é a forma de gerenciar e planejar toda materia-prima que irão ser utilizadas em todas as etapas até chegar ao cliente final,

Ao fazer o planejamento do seu negócio fazer todas as atividades da maneira mais eficiente, você deve buscar por alguns indicadores de cada etapa, ou seja, você deve fazer uso da tecnológia ou algum sistema de gerenciamento que te dê todos os dados sobre logística de Suprimentos de uma maneira contínua.

Artigo recomendado: Como receber dinheiro do exterior

Importância da logística na sociedade

Quanto a logística de produção!

O conceito de logística de produção é básicamente uma parte do processo que tem como principal objetivo colocar em tempo hábil no mercado um produto com grande procura no mercado.

É notório a afirmação que a logística de produção na sociedade vem a tona no período dos tempos modernos, porém fazendo um estudo mais complexo, logo vemos que a logística de produção assim como os outros tipo de logística já vem de milhares de anos atrás.

Um exemplo de logística antiga, é epoca  pre-histórica, onde as pessoas da época polia pedras com objetivo de fazer coisas que o ajudasse no seu dia-a-dia, tais como facas, lanças ou flechas.

Perceba que essa pedra passou por fases evolutivas, que são:

  • Produção que no caso era totalmente artesanal.
  • Industrialização que envolvia o processo de transformação da matéria-prima no produto de fato.
  • Pós-industrialização, onde o produto se encontra pronto para ser utilizado para os devidos fins.

Nos dias de hoje, segundo especialistas e estudiosos da área a logística de produção ganhou uma nova conotação no mercado. Para muitos deles, a logística de produção e à parte que abrangente de todo o processo interno da organização na conversão da matéria-prima em produtos prontos para serem utilizados ou consumidos, com o objetivo único de otimizar ao máximo os recursos envolvidos e também reduzir os cursos da produção o maior nível que seja possível.

Veja este artigo: Diferentes tipos de contratos: Compra e venda, doação, locação e permuta!

Logística reversa- guiabancario

Importância da logística Reversa na sociedade!

Podemos falar que a logística reversa é uma aliada no combate à poluição do meio em que vivemos, dado que sua função principal é dar o fim mais adequado a matérias que por algum motivo foram inutilizados.

Imagine quanto de material foi descartada de maneira errada! Ou quanto de material deixa de ser reutilizado por não sabermos práticar a logística reversa!

Pois resumindo a logística reversa, sua finalidade é dar o destino correto a tudo que é descartado de maneira errônea ou então, mostrar o melhor caminho para reaproveitamento de algum material.

Logística de distribuição!

O conceito de logística de distribuição é básicamente a forma como uma produto é distribuído Brasil a fora. Funciona como se fosse uma balança que analisa os lugares onde o produto é mais requisitado e onde não precisa de tanto assim.

A logística de distribuição tem como principal característica deixar disponível todos os produtos na quantidade correta, nos locais corretos e no momento em que o produto é requisitado.

Logo abaixo eu dou um exemplo prático de logística de distribuição de automóveis, umas das características da logística de distribuição é diminuir o tempo de entrega dos carros e fazer com que cada operação seja rentável e lucrativa, diminuindo o custo danoso as fábricas de automóveis.

Para que tudo isso seja possível é necessário:

  • Planejar
  • Montar uma boa estrutura
  • Garantir um retorno sobre o investimento mínimo e com isso garantir a satisfação do cliente

Estar ligado ao cenário econômico que estamos passando, para que você diminua ou estingua possíveis erros, pois ser pontual na distribuição de produtos é o que torna você um diferencial no mercado sem atrasos na entrega, por exemplo, podem resultar na perda da venda e do cliente e para que isso não aconteça, a cadeia de abastecimento deve ser integrada.

Um exemplo prático de logística de distribuição, são as montadoras de automóveis, eles produzem veículos em grandes quantidades e fazem a distribuição dos veículos de acordo a demanda de cada região.

Podemos dizer que a logística de distribuição está dividida em cinco partes que são:

  • Conferência de cargas após expedição;
  • Roteirização de entregas;
  • Administração de transportes;
  • Controle de fretes;
  • Monitoramento.

Dentre todos os tipos de logística, a da distribuição é a mais importante, pois de nada adiantaria as outras etapas sem a distribuição correta dos produtos.

Um estudo de caso para o citado acima foi o ocorrido recente de greve que parou o país. Na ocasião, faltou desde alimentação a combustível que gerou um certo pânico e correria aos supermercados e postos de gasolina afim de obter os mantimentos e o combustível para seus automóveis.

Leia este artigo: Diferenças de cartão de crédito e débito ou pré pago!

Sites base para elaboração deste texto:

Essas foram as dicas de hoje sobre a importância da logística na sociedade, caso este conteúdo enteresse á mais alguém que você conheça, não deixe de compartilhar.

Forte abraço da equipe Guia bancário!