Quer saber o que é cheque simbólico a vista ou avulso? Essa é uma dúvida recorrente aqui no blog, por conta disso resolvi elaborar este guia bancário com dicas e informações sobre cheque simbólico, a vista ou avulso.

No artigo anterior esclarecemos todos e as dúvidas sobre cheque em branco, endossado e ao portador, agora veremos outras dicas relacionadas ao tema para que você entenda tudo sobre cheque.

Este guia bancário funciona como uma cartilha, esclarecendo dúvidas diárias para que você possa de fato entender como funciona seu banco ou outras agências bancárias.

O que é cheque simbólico a vista ou avulso?

O que é cheque simbólico a vista ou avulso? Conceito de cheque!

Como sempre falamos aqui no blog, o cheque é um documento de pagamento ou ordem de pagamento, é através dele que conseguimos pagar contas sem a necessidade de carregar dinheiro.

Muitos donos de negócios se utilizam de folhas de cheques para negociar e fazer pagamentos diários, é também uma maneira de controlar os gastos e pagamentos da empresa.

Outra característica em que o cheque se poem, é a de título de pagamento, o portador do cheque pode protestar em juízo, caso não consiga sacar o valor na data combinada.

O que é cheque com vencimento a vista?

O cheque é uma documento de pagamento à vista, nele fica estipulado uma data e o valor a ser pago, que na maioria das vezes constuma ter um prazo de trinta dias.

É importante lembrar que quando um cheque é apresentado na agência bancária – não importa a data – deve haver saldo o suficiente para cobrir o valor do cheque ou seja na data  que o beneficiário for sacar o valor deve ter saldo, dinheiro na conta para q Eu o beneficiário possa sacar o valor.

Se acontecer de no dia em que o cheque for apresentado, a conta em que o cheque for descontado, não ter saldo, então este documento será carimbado e devolvido, isso trará problemas e devem ser solucionados o mais rápido possível.

O que é cheque simbólico a vista ou avulso?

O que é cheque avulso?

Cheque avulso são folhas de cheque emitidas em situações especiais, mesmo você não fazendo uso habitual de talonario de cheques.

Para que isso ocorra, deve-se solicitar ao seu gerente para confeccionar as folhas de cheques necessárias, em alguns casos, os bancos emitem folhas de cheques nos próprios caixas eletrônicos.

Das principais instituições, o Santander Brasil é um dos poucos bancos que não oferecem esse serviço no caixa eletrônico.

O que são cheques simbólicos?

Antes de falar sobre cheque simbólico, eu tenho alguns artigos que podem te interessar. Veja:

Os cheques simbólicos são cheques sem valor comercial, ou seja, o banco não paga esse tipo de cheque.

Por exemplo:  Você já assistiu uma premiação, onde o ganhador recebe um choque dizendo “você ganhou um valor xxx” essa é a característica de um cheque simbólico, ele indica que uma pessoa ganhou ou terá direito de receber algum valor.

Muito usado em premiações ou como forma de representar um presente, que posteriormente será recebido um cheque verdadeiro discriminando o valor e a data a ser pago o cheque.

o que é cheque simbólico a vista ou avulso

O que é cheque simbólico a vista ou avulso? Onde obter mais informações?

Entender todos os conceitos sobre cheques é super importante! Quantas você já se viu pagando algum mico em um assunto relacionado a banco?

Então, sempre que precisar é acessar nosso blog e procurar pelo a informação que você precisar. Se você procura por maiores informações acesse o site do Banco Central do Brasil clicando aqui!

Deixe um comentário