O que é empréstimo de dinheiro

Neste artigo eu vou falar o que é empréstimo de dinheiro, quais as finalidades de um empréstimo e também vou falar sobre agiotagem, será que essa atividade é legal?

Descubra tudo isso e outras informações adicionais sobre essa modalidade de negócio muito comum em bancos e instituições financeiras.

Se você tem interesse no assunto, eu recomendo fortemente que você fique com a gente e leia este texto ate o final e veja tudo que você deve saber sobre empréstimos e financiamentos bancários. Veja nosso vídeo do canal no YouTube:

 

Artigo recomendado: Como comprar uma máquina da pag seguro?

O que é empréstimo de dinheiro?

O empréstimo pessoal é uma maneira rápida e simples de se conseguir dinheiro, quem pega um empréstimo pessoal na maioria das vezes pretende quitar dúvidas, se livrar da fatura do cartão de crédito ou comprar algo sem a necessidade de fazer um crediário ou financiamento.

Emprestar dinheiro é uma atividade regulamentada pelo banco Central, onde apenas bancos ou empresas autorizadas por ela podem exercer a atividade profissional.

Mas atenção! Apesar de rápido e fácil de ser contratado, você deve estar atento atento às taxas cobradas, pois um empréstimo pessoal possuem tarifas altíssimas, então é preciso saber e planejar bem o que vai fazer com o dinheiro deste empréstimo.

Veja também: Diferenças de cartão de crédito e débito!

O que é empréstimo de dinheiro

Qual a finalidade de pegar um empréstimo de dinheiro?

Existem os dois lados da moeda, a de quem empresta e a de quem pega emprestado. A pessoa ou instituição autorizada pelo BACEM dispõem de valores e eles oferecem este serviço que muitos chamam de “vender dinheiro” que na prática nada mais é, que emprestar dinheiro com a finalidade de ganhar juros sobre o dinheiro no período em que será definido como prazo de pagamento do empréstimo.

O outro lado da moeda, é a de quem pega emprestado! Muitas pessoas utilizam dinheiro emprestado para muitas finalidades, á mais comum delas, é o pagamento de dívidas ou comprar algo e em alguns caso para realizar sonhos como uma viagem por exemplo.

O que se deve ter cuidado aqui, é saber exatamente o propósito deste empréstimo, ter em mente com clareza o período que você vai precisar para pagar o empréstimo e saber o valor final do empréstimo.

Veja este artigo: Como atualizar boletos de cobrança

O que é empréstimo de dinheiro

Posso tomar dinheiro emprestado de um agiota?

Definitivamente não! Se você precisa de dinheiro emprestado, procure um banco ou instituição financeira autorizada para realizar essa operação.

Apesar de ser uma realidade, quem prática agiotagem, esta cometendo um crime contra o sistema financeiro e será punido de acordo a lei.

No âmbito criminal, a agiotagem é considerada um crime contra a economia popular, nos termos da alínea “a” do artigo 4º da lei 1.521/51, que prevê pena de detenção de 06 (seis) meses a 02 (dois) anos para aquele que “cobrar juros, comissões ou descontos percentuais, sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei.”

Além disso, a agiotagem pode se configurar como um crime contra o Sistema Financeiro Nacional, pois o agiota atua no mercado sem a devida autorização do Banco Central do Brasil. Para este crime, a pena prevista pelo artigo 7º da lei 7.492/86 é de 02 (dois) a 08 (oito) anos de reclusão e multa.

Os dois últimos parágrafos acima foram retirados do site: www.mantenaonline.com.br

O que é empréstimo de dinheiro

Qual a diferença de empréstimo e financiamento?

Agora que você já sabe o que é empréstimo de dinheiro, eu vou falar um pouco da diferença entre empréstimo e financiamento.

Quando tomamos um empréstimo de dinheiro e o mesmo não tem uma destinação específica, caracteriza-se um empréstimo. Para que ocorra um financiamento, o valor à ser liberado é destinado a algo específico e o dinheiro é liberado exclusivamente para aquele fim.

Uma carta de crédito por exemplo, muitas delas tem destinação específica como compra de carros, motos e casas, quando isso ocorre, é caracterizado um financiamento e o dinheiro liberado pelo banco vai diretamente para o vendedor da casa, do carro ou da moto que você comprou.

Quais as principais bancos que oferecem empréstimos bancários?

Eu preciso te lembrar que para recorrer à este tipo de serviço, o aconselhável é buscar esse dinheiro junto ao seu banco,  outras maneiras de conseguir crédito rápido é utilizando seu cartão de crédito ou usando o limite de cheque especial, prática de certa forma até comum.

Veja abaixo onde conseguir empréstimo pessoal com rapidez e segurança:

O Guia bancário redigiu este texto apenas como caráter informativo, bem como todas as informações no site encontradas.

Vale apena fazer um empréstimo de dinheiro?

Eu acredito que quase todos nós em algum momento da vida precisou de algum dinheiro emprestado, seja de um amigo, parente ou instituição financeira autorizada.

Então o que eu posso dizer é que o melhor é não pagar emprestado, mas se essa for no momento sua única opção, você pode e deve fazer esse empréstimo.

Sempre lembrando que ao fazer uso deste serviço, você deve observar as taxas cobrada e o tempo para pagamento do montante total.

No mais, é planejar bem e sair do sufoco que provocou a necessidade do pegar dinheiro emprestado.

Deixe um comentário