O que é TED e quando usar? Veja este FAQ passo a passo!

O que é TED e quando usar? Veja este FAQ passo a passo!

3 de setembro de 2019 0 Por Carlos Oliveira

Neste artigo eu mostro o que é TED e quando usar ao realizar uma operação bancária, confira este FAQ que explica passo a passo tudo sobre TED.

Para você: Como identificar o código da agência, o tipo de conta e o número da sua conta

O que é TED e quando usar?

Em primeiro lugar, o termo TED significa transferência eletrônica disponível, que é um valor em sua conta disponível para ser transferida para outra conta.

Sua principal finalidade é disponibizar de forma mais rápida o dinheiro transferido para outra conta, diferentemente de um DOC ou documento de crédito que leva mais tempo para que o valor fique disponível na conta do favorecido.

A TED é utilizada principalmente para realizar transferências entre conta corrente e conta poupança da  mesma agência bancária e em lguns casos é possível realizar a TED entre diferentes tipos de bancos.

Quando realizamos um operação de transferência onde as contas sejam da mesma agência, mesmo sendo pessoas diferentes, esse transação será enquadrada como uma TED.

Se a mesma operação fosse feito por meio de um DOC com certeza o valor só estaria disponível após dois dias úteis sendo que um DOC possue limite de valor para cada operação, já á TED não tem limite de valor ao fazer transferências, outro ponto que vale apena ser ressaltado, é quanto ao tempo para disponibilidade do dinheiro, que para TED é de no máximo 30 minutos.

Você pode gostar de ler: Quais são os bancos conveniados ao banco 24 horas

O que é TED e quando usar

Quanto custa uma operação de TED?

É comum os bancos cobrarem por operações de TED, porém o valor cobrado não é um valor fixo, no caso cada instituição tem seu preço para cada TED.

Ao acessar o site do BACEM você consegue ver uma lista completa informando valores sobre esse tipo de operação em casa instituição bancária.

Falando por mim! Eu costumo realizar transferências entre contas do mesmo banco e para bancos diferentes por meio de uma TED.

O que eu pude observar, pelo menos no meu banco, é que ao realizar essa operação pelo caixa eletrônico ou pela internet banking é que muitas das vezes não a cobrança de valores por uma ou duas operações mensais, quando passa disso, são cobrados valores que mesmo assim, são valores relativamente baratos.

Já em operações de TEDs feitas entre contas de bancos diferentes, costumam haver cobrança de valores.

Me lembro que certa vez fiz a compra de um carro, ao realizar o pagamento, eu fiz uma TED, que neste caso, foi de uma conta da Caixa Econômica para uma conta do Bradesco e me foi cobrado o valor de R$ 13,00 reais por uma transferência de R$ 27,000 reais.

Artigo mais recente: Como ganhar dinheiro em casa?

O que é TED e quando usar

Agora que você ja sabe o que é TED e quando usar, veja se dá para cancelar uma operação de TED!

Espero que você esteja entendendo o que é TED e quando usar! Acredito que saber se é possível cancelar uma TED, deve ser à grande dúvida de muita gente, se está for a sua também, saiba que só é possível fazer o cancelamento em casos onde os dados do destinatário ou da conta estiverem errados.

Quando isso ocorre a TED é cancelada de forma automática, comprovado o erro, o seu dinheiro é devolvido no mesmo dia integralmente.

Outros artigos que podem te interessar: 

Sendo que para fazer a correção do erro ao fazer o TED, será preciso entrar em contato com o titular da conta que recebeu o montante e solicitar a devolução integral do dinheiro.

Veja também: Como investir em ações na bolsa de valores Americana

O que é TED e quando usar

Como realizar uma operação de TED no caixa eletrônico?

Agora que você já sabe o que é TED e quando usar, veja o passo a passo para realizar uma transferência eletrônico disponível. VEJA:

  • Em primeiro lugar, você deve possuir os dados do beneficiário da operação
  • Agora você dirigir-se a um caixa eletrônico com seu cartão magnético
  • Em seguida você deve inserir o seu cartão magnético no local indicado no caixa eletrônico
  • Irá aparecer uma tela com várias opções de operações, clique em transferência eletrônico de valores
  • Na próxima tela, clique em transferência por TED, clique nesta opção
  • Agora, será necessário colocar os dados do beneficiário da transferência e clique em ENTRA
  • Irá aparecer uma tela com todos os dados do beneficiário, se os dados estiverem corretos, clique em confirma
  • Aguarde a impressão do comprovante de transferência

Pronto! Agora é só aguardar até a operação ser processada que geralmente leva até 30 minutos.

Muito fácil, não é verdade?😉

Para realizar o TED no caixa convencional, basta ir até a agência em posse dos dados seus dados e documento de identificação e os dados dados do beneficiário, ao ser atendido solicite a transferência por TED.

A atendente irá realizar a transferência e antes de confirmar a operação, será conferido os dados do beneficiário, estando tudo ok, a transação é concluída.

Essas foram as dicas de hoje sobre o que é TED e quando usar, se este conteúdo for do enteresse de mais alguém que você conheça, não deixe de compartilhar.

Forte abraço e até o próximo texto!