O que são indicadores econômicos

No artigo de hoje eu vou falar sobre o que são indicadores econômicos, para que servem? É sobre sua aplicação no dia a dia.

Então eu recomendo fortemente que você leia atentamente este guia bancário sobre índices econômicos e sua utilização no dia a dia

Leia também: Como receber dinheiro do exterior

O que são indicadores econômicos

Conceito de economia!

A economia já foi considerada uma ciência exata, mas hoje em dia ela é considerada uma ciência social, pelo fato de muitas vezes decisões serem tomadas por motivos lógicos, basicamente a economia são números, estáticas com índices de desepenho, gerados por uma nação.

A economia se divide basicamente em duas grandes áreas. Que são:

  • A macroeconomia – Que é onde os governos vão assumir as políticas econômicas e monetárias de cada país, cidade ou região.
  • Microeconomia- Que é básicamente a economia das pessoas físicas, das empresas, enfim dos custos e investimentos pessoais.

Dentro da econômia existem alguns temos importantes que são bastante utilizados que são:

  • Capital – São bens duráveis utilizados na produção de outros bens
  • Lei da oferta e da procura – É a responsável pela determinacdeterminação do produtos no mercado
  • Preço de equilíbrio – É quando a demanda e a oferta está em equilíbrio
  • Ativo – É o patrimônio da empresa ou pessoa física
  • Passivo – Conjunto de obrigações e dúvidas de uma empresa
  • Defaut – Ter em inglês que se chama dar calote
  • Falência – Condição jurídica decretada por Ordem judicial quando a empresa não honra seus compromissos
  • Inflação – Aumento persistente do preço que causa a perda de valor de dinheiro
  • Hiperinflação – Uma inflação fora de controle onde o dinheiro perde o valor muito rápido e todos gastam assim que recebem
  • Liquidez – É a fácil venda de um ativo
  • Taxa Selic – Taxa básica de juros da econômia, definida pelo COPOM e baliza as taxas de juros em ambiente nacional.

Artigo recomendado: Como calcular porcentagem

O que são indicadores econômicos?

Os indicadores econômicos são termos utilizados para “medir” a performace de uma cidade, região ou país e até mesmo de empresa.

Por exemplo: O IBGE sempre faz a contagem populacional, renda média de cada família, etc…

Todos os dados dos indicadores econômicos na maioria das vezes são utilizados para melhorar ou indicar o que fazer em uma determinada situação econômica.

Quanto aos indicadores econômicos nós temos algumas areas principais que são:

  • Os indicadores de preço
  • Os indicadores de produto interno bruto
  • Os indicadores da balança de pagamentos
  • Índices do IBGE  .
  • Índices do FGV
  • Indicadores de vendas
  • Indicadores de emprego

Cada um com suas peculariadades e toda eles medem um determinado índice de algum assunto relativo à economia.

Você pode gostar de ler: Qual o horário de funcionamento dos bancos

O que são indicadores econômicos

O que acontece se não forem medidos os indicadores econômicos?

Bom! Recentemente o Brasil passou por uma das maiores recessões econômicas da história, o desemprego aconteceu de maneira generalizada, muitas empresas faliram e agora em 2019 ainda há uma enorme dificuldade em vencer essa recessão.

Acontece que para que o governo tome medidas que realmente venham fazer a diferença e voltar a fazer a economia do país voltar a crescer são exatamenteos indicadores econômicos.

Por exemplo: O índice que mede todas as riquezas produzidas por um país é o PIB (Produto interno bruto) e serve exatamente para saber o tamanho da econômia de um país.

Segundo o G1 notícias o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,1% em 2018, na segunda alta anual consecutiva após 2 anos de retração. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB em 2018 totalizou R$ 6,8 trilhões.

Já o PIB per capita (por habitante) teve alta de 0,3% em termos reais, alcançando R$ 32.747 em 2018.

Esses dados foram retirados do site: G1 notícias 

Devido aos problemas enfrentados pelo Brasil com a recessão o Brasil despencou da 7° maior economia do mundo para 40°economia esse levantamento foi feito em um raking com 42 países, segundo esses dados o Brasil está entre os que menos cresce de 2019 de todas os países chamados emergentes.

Resumindo tudo que falamos, sem os indicadores econômicos jamais saberíamos que caminho seguir para evitar um nova recessão.

Artigo relacionado: Como atualizar boletos de cobrança

O que são indicadores econômicos

Quem faz os indicadores econômicos?

Agora que você já sabe o que são indicadores econômicos, você deve estar curioso para saber quem são os responsáveis pela criação destes indicadores.

Esses indicadores são criados pelos governos de cada país e engloba estudiosos de várias áreas da econômia.

Sem eles nenhum governo teria base para tomar medidas voltadas a econômia. Inclusive muitos desses governos formam equipes grandiosas, só com os melhores e especialistas em econômia para analisar dados e enxergar caminhos para resolver problemas relacionados à econômia, tudo isso afim de obter os melhores indicadores para o sucesso de cada governo.

Aqui no Brasil por exemplo: O IBGE é responsável por medir índices de vários desses indicadores, entre eles os principais são:

  • Renda per capita
  • Contagem populacional
  • Entre outros

Em posse desses dados é possível influenciar vários setores da economia, inclusive se beneficiar deles. Um caso muito famoso aqui no Brasil foi do empresário Eike Batista que tinha informações privilegiadas de maneira ilícita sobre a economia e conseguiu fazer fortuna, sendo um dos homenhomens mais poderosos do país.

Depois que foram descobertas a lisura dessas informações, ele foi processado preso por obter vantagens em posse dos dados financeiros.

O que deve acontecer segundo a lei é que uma vez esses dados sendo coletados pela empresa responsável, eles processados e repassados para todos os setores voltados a economia do Brasil que necessitam deles para tomar decisões economicas.

Essas foram as dicas de sobre índices econômicos e para que eles servem, se este conteúdo enteressar á mais alguém que você conheça, não deixe de compartilhar!

 

Deixe um comentário