Pagamento atrasado do imposto de renda: Veja como gerar o boleto?

Pagamento atrasado do imposto de renda: Veja como gerar o boleto?

29 de abril de 2020 0 Por Carlos Oliveira

Na dúvida sobre como gerar o boleto para pagamento atrasado do imposto de renda?

Se sim! Eu recomendo que você acompanhe todo o texto e confira todas as dicas que eu tenho para que está com o imposto de renda atrasado e deseja realizar esse pagamento de uma maneira prática e rápida.

O segundo bimestre do ano é marcado pelo tão temido Imposto de Renda, só de tocar nesse assunto ficamos até de cabelo em pé, não é verdade?

Sabemos que precisa ser feito mas sempre há aquela burocracia:

  • Correr atrás das declarações
  • Organizar documentos
  • Lançar todos os dados no site ou até mesmo terceirizar este serviço.

Da mesma forma, imprevistos e esquecimentos podem ocorrer, com a correria do dia a dia quantas coisas deixamos de fazer por não lembrar, seja o aniversário de uma pessoa querida, pagamento do cartão de crédito ou de alguma outra conta.

Ao se deparar com algum boleto vencido, é normal ficarmos preocupados, ainda mais tratando-se do Imposto de Renda. Hoje viemos te ajudar com a solução deste problema.

Confira a seguir como gerar boleto para pagamento atrasado do Imposto de Renda.

Você pode se interessar por: Pagamento do abono salarial PIS 2019/2020

Pagamento atrasado do imposto de renda

Foto e reprodução: Guiabancario.com.br

Como fazer para pagar boleto atrasado do imposto de renda?

O pagamento do Imposto de Renda é um pouco diferente dos boletos convencionais, ele é emitido por meio da DARF que nada mais é do que um Documento de Arrecadação de Receitas Federais. E quando há atraso neste modelo, é preciso gerar um novo já com as taxas de multa e mora atualizadas.

Existem três formas de efetuar o pagamento atrasado do Imposto de Renda: através da emissão do extrato da da DIRPF (Declaração do Imposto de Renda Pessoa Fìsica), preenchimento manual da DARF e também através do programa de cálculo e emissão da DARF das quotas do Imposto de Renda.

Com a guia atualizada em mãos, basta dirigir – se a casas lotéricas, bancos físicos ou até mesmo pelo internet banking. Os principais bancos do país estão autorizados a realizar o recebimento do Imposto de Renda.

Como gerar boleto para pagamento atrasado do Imposto de Renda?

Conforme mencionado no tópico anterior, há três formas de gerar o boleto para pagamento atrasado do Imposto de Renda. E visando trazer informações completas, a fim de  facilitar ainda mais o seu dia a dia, trouxemos o passo a passo de cada uma delas. Dessa forma, você pode optar por qualquer uma delas.

Veja como imprimir boleto para pagamento atrasado do Imposto de Renda:

Extrato do DIRPF

Para ter acesso ao boleto através do  extrato da DIRPF, é necessário ter o código de acesso. Caso não tenha, basta acessar o portal e – CALC, clique em “Gerar Código de Acesso”, depois selecione “Gerar Código de Acesso para Pessoa Física”. Agora informe dados pessoais como o número do CPF e a sua data de nascimento, clique em Avançar e seu código de acesso será criado, juntamente com uma senha que será definida por você.

Agora, vamos ver como faz para gerar o boleto:

  • No mesmo site, clique em e – CALC
  • No canto superior direito,clique em Declarações e Demonstrativos
  • Agora, selecione o ano da declaração
  • No título Situação, clique em Extrato.
  • Pronto, o extrato do DIRPF está pronto  e você já pode efetuar o pagamento.
pagamento atrasado do imposto de renda

Fonte: freepik.es

SICALC

Uma outra opção é através do preenchimento automático através do programa SICALC. Esse software é disponibilizado pelo site da Receita Federal, portanto seu download é totalmente seguro.

Com o programa já instalado, abra – o e insira o código referente ao seu município e clique em procurar. Com o nome da sua cidade preenchida corretamente, clique em ok.  Agora, selecione a opção número 1 – Cálculo dos Acréscimos Legais dos Tributos e Contribuições administrados pela Receita Federal do Brasil e respectiva emissão de DARF, e clique em continuar.

Na próxima tela, insira a data em que pretende realizar o pagamento, o código da DARF, o mês de apuração e o valor a pagar, e , clique em calcular. Em seguida, clique em Darf. Será aberta uma nova janela  na qual você deverá preencher os campos em branco com seu nome completo, telefone, CPF/CNPJ, e clique em imprimir.

Preenchimento Manual

Bom, para aqueles que sentirem dificuldade com o download, pode preencher a DARF de forma manual através do site.

  • No site da Receita Federal, na opção pagamento em atraso, clique no item 2 refente ao programa para cálculo e emissão do DARF das quotas do IRPF
  • Ignore a mensagem que aparecerá em seguida a respeito de navegadores
  • Clique na aba “cálculo”
  • Agora, preencha os campos com seus dados, conforme solicitado e informe a data para o pagamento.
  • Clique em continuar e a DARF atualizada será exibida em seguida.

Estas são as formas para que você consiga emitir o boleto para pagamento atrasado do Imposto de Renda. Espero que as informações aqui apresentadas sirva de ajuda, mas qualquer dúvida, pode deixar nos comentários que será sanada o mais breve possível.