Para que serve o pro labore? O que é? Como é feita a tributação?

Para que serve o pro labore? O que é? Como é feita a tributação?

9 de agosto de 2019 0 Por Carlos Oliveira

No artigo anterior eu mostrei algumas dicas sobre como ganhar dinheiro em casa e no artigo de hoje você vai ver para que serve o pro labore da sua empresa, também vamos falar o que é ele em si e iremos ver algumas dicas sobre como é feita a tributação do mesmo.

A grande maioria das pessoas que desejam empreender não sabem como retirar seu próprio salário e qual é o documento que identifica essa retira.

Então se você deseja entender como funciona essa questão do pro labore e como podem ser feitas essas retiradas de salário, eu recomendo que você leia este artigo com atenção até o final e veja todas as dicas sobre para que serve o pro labore das empresas.

😄

Artigo recomendado: Como solicitar o cartão do BNDES

Para que serve o pro labore

O que é um pro labore?

Como falado no inicio do texto, muitas pessoas que querem empreender simplismente não sabem o que é um pró-labore ou para que serve o pro labore, em termos simples, o pro labore é  a remuneração (salário) do(s) sócio(s) que trabalha ou são donos da empresa.

Quando você possue um negócio onde você tem sócios que trabalham para manter o funcionamento da empresa, estes são pagos por um pro labore.

Que nada mais são que cotas de participação com valor definido sobre parte dos lucros da empresa.

Já em casos onde o sócio é um investidor, ou seja não trabalha porém entrou no negócio apenas com dinheiro, esse tipo de sócio só terá direito a divisão de lucros, quando houver, o que constuma ocorrer uma vez por ano ou a cada seis meses, tudo depende do planejamento de cada empresa.

Então, entende-se que os sócios colaboradores (aqueles que trabalham como se fossem funcionários mesmo) são os que têm seus vencimentos pagos por um pró-labore.

Para você: Como adquirir máquina de cartão de crédito

Pro labore é o salário do dono da empresa?

Com certeza é sim! Quando estamos falando em salário do dono, estamos falando que fez seu pro labore que é o salário do dono do negócio.

É o salário do sócio que trabalha. Por exemplo:

Eu e minha esposa temos um empresas onde somos sócios, porém ela entrou com a maior parte do capital e ela também não trabalha na empresa.

Eu já estou la todos os dias, coloca a mão na massa e consigo fazer a coisa andar, o meu salário é feito por um pro labore, a parte que cabe à ela, é apenas a participação nos lucros da empresa, ou seja, só eu tenho direito ao pro labore, ela é remunerada de outra forma.

Pessoas que são leigas no assunto acabam não entendendo bem, mas o que eu posso dizer é que um empresário não tem salário fixo como os outros funcionários que possuem carteira assinada, eu como empresário, nem ao menos registro na carteira tenho.

O rendimento que pago a mim, no caso de sócio colaborador, são os rendimentos da empresa ao longo do mês, onde esse pagamento é chamado de pro labore.

É basicamente assim, eu tenho um valor x que é pago à mim por um pro labore todo mês, ao final de cada anos são contabilizados os lucros da empresa, então esses livros são divididos entre os sócios colaboradores e investidores na porcentagem combinada.

Veja também: O que é conta salário

Como é feita a tributação sobre essa retirada?

O pro labore possue um tributação altíssima, pois essa tributação é refletida na ordem de pessoa física, pessoa jurídica, e também haverá reflexos sobre o imposto de renda que você declara todo ano.

Porém, é comum a prática, onde as pessoas diminuem seu prolabore, muitos vezes deixados na faixa de inserção fiscal, valor até R$1.900.00 reais evitando assim essa tributação.

Porém, para que isso seja possível, será necessário ter uma boa conversa com o seu contador onde ele explicará tudo que deve ser feito. Ele será a pessoa que irá te orientador no seu caso e o como as coisas devem ser feitas para que você não tenha surpresas desagradáveis ao longo do ano.

Você pode gostar de ler: O que é ondem de pagamento?

É possível fazer um pro labore menor em empresas onde os lucros são maiores?

Com certeza. O fato de uma empresa ter ima margem de lucro alta, dá totais condições a você para ter o pro labore menor.

Acontece que o fato de a empresa ser bem lucrativa te dá a possibilidade de fazer a divisão dos lucros duas vezes por ano, é cumum pessoas que tem expertise na área nao recomendaram a prática, na sua grande maioria, é sugerido fazer essa repartição de lucro uma vez por ano.

É preciso que você se ajuste ao seu pro labore, o recomendado é chegar á um meio termo onde o valor retirado mensalmente supra suas necessidades, ou seja, você deve se manter com o valor que você determinou como seu salário, até que chega a data onde você reparte ou retira os lucros da empresa, isso vale você sendo dono, sócio ou apenas uma empresa individual.

Artigo recomendado: Qual o horário de funcionamento dos Bancos?

Para que serve o pro labore

O pro labore pode ser depositado e retirado em conta jurídica?

Isso é algo que você deve ter muita atenção! Ao abrir uma empresa e necessário ter uma conta pessoa jurídica, onde toda movimentação financeira da empresa passe por essa conta, o dinheiro dos salários dos seus funcionários, pagamentos de boletos em geral, tudo deve ser feito por ela.

Uma conta pessoa física tambem será necessaria pois ao fazer suas retiradas salariais(pro labore) esse dinheiro deve ir para sua conta pessoa física.

É fundamental ter essa educação financeira, pois ela é importante para o crescimento da sua empresa e do seu patrimônio pessoal.

Vale a pena ler: Conta corrente e conta poupança: Principais diferenças!

Essa retirada é suficiente para pagar suas contas pessoais?

É de fundamental importância ter um pro labore que garanta o pagamento das suas contas mensais sem que isso tenha interferência na saúde financeira da empresa.

Caso isso não esteja acontecendo e sua empresa esteja operando no vermelho, o recomendado é rever suas metas e observar os pontos onde sua empresa pode melhorar.

Quem monta um negócio, que ter lucro, então você e sua empresa deve encontrar um ponto de equilíbrio onde o pro labore retirado atenda suas necessidades sem ofender as necessidades da empresa.

Veja este artigo: Como comprovar renda?

Para que serve o pro labore

Como saber se o valor retirado vai suprir minhas necessidades?

Ate aqui eu acrdito que você já tenha entendido para que serve o pro labore de uma empresa. Agora se a dúvida for saber se o valor atende suas necessidades, pense da seguinte maneira, sua empresa lhe permite ter o padrão de vida que você vive? Se sim! Então está tudo ok. Caso não seja esse o caso o recomendado é repensar e recalcular o valor retirado.

Como foi dito antes, você deve saber que existe a pessoas física e pessoa júridica e ambas devem andar separadas e tudo bem organizado.

Eu acredito que não misturando as coisas, tudo vai dar certo, se for utilizar cartões de crédito por exemplo, faça uso do seu cartão pessoal e não uso do cartão da empresa ou seja, não misture as coisas.

Quando ocorre de utilizarmos cartões da empresa para atender necessidades pessoais, acabam que as coisas se desorganizam é a empresa entre em grandes dívidas, correndo o risco de vir a falir.

Resumindo tudo que falamos! O pro labore pode ser o valor que você julgar necessário, não existe uma regra para isso, porém é necessário que você saiba que maior o valor, maior será a tributação. Sempre observando que isso se aplica tambem aos salários dos seus funcionários e trabalhadores comum todo.

Veja este vídeo do Sebrae onde é explicado detalhadamente para que serve e o que um pro labore. Veja:

Site de referência para elaboração deste texto: https://controlefinanceiro.granatum.com.br/dicas/pro-labore-o-salario-do-socio/

Essa foram as dicas de hoje sobre para que serve o pro labore, caso este conteúdo enteresse á mais alguém que você conheça não deixe de compartilhar.

Forte abraço e até o próximo texto!