Qual a diferença entre sacar no débito e no crédito?

Qual a diferença entre sacar no débito e no crédito?

3 de fevereiro de 2020 0 Por Carlos Oliveira

Você sabe diferenciar um cartão de crédito de um cartão de débito? Saberia dizer qual a diferença entre sacar no débito e no crédito? Essas perguntas podem parecer óbvias, mas elas geram muitas dúvidas e conflitos no dia a dia.

Ambos os cartões estão fortemente presentes em nossa rotina, porém eles apresentam algumas peculiaridades e é isso que vamos entender nesse texto.

Fique ligado e entenda de uma vez por todas o que é cada um deles e qual é a diferença entre realizar saques no débito ou no crédito.

Você deve ler este artigo: Como solicitar o cartão de crédito na lotérica

O que é cartão de débito?

qual a diferença entre sacar no débito e no crédito

Fonte da imagem: canva.com

O cartão de débito é um cartão magnético que está vinculado a sua conta corrente ou poupança e ele permite que você realize diversas transações, como compras, pagamentos transferências e saques.

Veja também: Passar meu cartão na minha própria máquina de cartão de crédito pode?

O que é cartão de crédito?

qual a diferença entre sacar no débito e no crédito

Fonte da imagem: canva.com

O cartão de crédito é um benefício oferecido pelos bancos e administradoras aos seus correntistas ou clientes e não precisa estar vinculado a uma conta corrente.

Esse cartão possui uma administradora por trás e ela é responsável por sua manutenção, liberação e administração no geral.

Os clientes que desejarem possuir cartão de crédito devem preencher uma proposta que será analisada pela administradora e caso aprovada, esse cliente terá um limite de crédito disponível para utilizar em compras e saques, se necessário.

De acordo com a legislação brasileira, as administradoras estão autorizadas a cobrar 5 tarifas referentes ao cartão de crédito e essa informação é muito importante para que você não pague por algo que não deveria ser cobrado.

Essas tarifas são:

  1. Anuidade;
  2. Saque;
  3. Pagamento de contas;
  4. Emissão de segunda via;
  5. Avaliação emergencial de crédito.

Artigo recomendado: Qual o significado de crédito e débito

Qual a diferença entre sacar no débito e no crédito: Saques com cartão de crédito!

Os saques com o cartão de crédito apresentam algumas peculiaridades, pois há algumas regrinhas e informações importantes para que você não seja pego de surpresa.

A mais importante delas é que essa transação pode gerar a cobrança de uma tarifa especial para o saque e essa cobrança varia conforme a sua administradora do cartão.

O dinheiro sacado através do seu cartão de crédito sai do seu limite de crédito, ou seja, é como se esse recurso fosse um empréstimo, por isso a tarifação citada acima.

Qual a diferença entre sacar no débito e no crédito: Saques com cartão de débito!

Os saques com cartão de débito são feitos em tempo real e só é autorizado caso você tenha recursos disponíveis em sua conta ou limite de crédito rotativo, o famoso cheque especial.

Esse saque não gera custos nem cobrança de tarifas, pois, em regra, o dinheiro é seu.

Você pode gostar de ler: Como comprar uma máquina da pag seguro

Onde consigo efetuar saques no débito e no crédito?

qual a diferença entre sacar no débito e no crédito

Fonte da imagem: canva.com

Em ambas as opções são possíveis realizar saques em terminais de autoatendimento nas agências bancárias, nos próprios caixas das agências e nos terminais dos bancos 24 horas, espalhados por centenas de estabelecimentos.

Caso a sua conta seja da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil também é possível que você realize saques em seu cartão de débito através de uma casa lotérica.

Se o seu cartão for múltiplo, débito e crédito, você precisará escolher de onde virá o seu dinheiro: do cartão de débito ou do cartão de crédito. Atente-se para escolher a opção correta, de acordo com a sua necessidade, pois como já mencionado anteriormente, o saque via cartão de crédito gera a cobrança de uma tarifa extra.

Qual a diferença entre sacar no débito e no crédito?

O objetivo é retirar dinheiro e ambas as opções permitem que você faça isso, porém o que difere é a origem do dinheiro, de onde ele vem.

Nos cartões de débito o dinheiro sai da sua conta corrente ou da sua poupança e nos cartões de crédito o dinheiro sai do seu limite de crédito e está sujeito a tarifação pela administradora do seu cartão.

Agora que você já sabe tudo sobre cartão de débito ou crédito, me diga? Qual prefere usar? Depende, não é? Ás vezes o cartão de crédito te possibilita a adquirir aquele produto que você não pode comprar à vista.

Cuidado para não cair em tentação e acabar gastando mais do que pode, infelizmente o cartão de crédito é responsável por esse estímulo ao consumo, mas seja mais forte.

Por outro lado o débito é mais controlado e só te permite gastar o que você possui. Com ele você se contém mais, pois vê o seu dinheiro indo embora. Escolha o que for melhor para as suas finanças e não esqueça de deixar o seu comentário aqui.