Qual o melhor dia para sacar na poupança?

Qual o melhor dia para sacar na poupança?

16 de março de 2020 0 Por Carlos Oliveira

Procurando dicas sobre qual o melhor dia para sacar na poupança? Se sim! Leia este artigo com atenção.

A cada dia  vemos publicações de incontáveis estudos econômicos sobre “como fazer investimentos” de acordo com o tipo de risco que o investidor está disposto a assumir. Mas você, investidor de baixo risco, já parou para refletir que pode estar perdendo dinheiro a depender do dia do mês que escolhe passar aquele dinheiro da sua poupança para a conta corrente? Ou ao fazer um simples saque na poupança em um dia ocasional? Vejamos melhor. Então para que você saiba qual o melhor dia para sacar na poupança, leia este artigo com atenção até o final.

Os investidores brasileiros correspondem a apenas ¼ da população economicamente ativa e, dessa parcela, a maioria (16%) iniciou seus investimentos em cadernetas de poupança, conforme pesquisa feita pela InfoMoney em 2017. Apesar da baixa rentabilidade dessa aplicação, a caderneta de poupança possibilita ao novo investidor despreocupação e segurança, embora com baixa margem de lucro.

Leia tambémComo fazer depósito no caixa eletrônico do Itaú

Qual o melhor dia para sacar na poupança

(Fonte: Unsplash)

Qual o melhor dia para  sacar na poupança?

Há um momento ideal para que você saque o montante que está guardado em poupança, que chamamos de “aniversário da poupança” ou “aniversário da aplicação”. Mas o que é isso? Bom, o ciclo de uma aplicação dura exatamente um mês, portanto o rendimento ocorrerá apenas no mês seguinte.

Por exemplo: José aplicou R$1.000 reais no dia 1º de maio. O “aniversário” dessa aplicação é dia 1º de junho, o dia do mês recomendado para saque, que é a data em que o juros será aplicado.

Artigo recomendado: Como sair das dividas? Guia passo a passo!

O que acontece se eu sacar o dinheiro da poupança antes do dia recomendado?

Bom, lamentamos informar, mas se você tem o hábito de não monitorar as datas de retirada da aplicação em poupança, pode estar perdendo rendimentos. Explicamos. Quando o resgate é feito antes da data de “aniversário”, o valor dos juros não irá incidir, portanto os dias em que seu dinheiro ficou “parado”, de nada valerão.

Então eu só posso resgatar na poupança uma vez por mês?

Para não se confundir na data de aniversário da sua poupança, é possível verificar com seu banco a possibilidade de ajustar um resgate automático, que faz o trabalho de verificar a data mais vantajosa para o saque e programa isso para você. Fácil, não? Além disso, mesmo que seu objetivo não seja fazer resgates mensais, recomendamos que saiba qual a data de aniversário da sua poupança para que, em caso de necessidade de saque, você saiba qual o melhor momento de fazê-lo.

Resumindo:

  • Não faça resgates em sua poupança em qualquer dia! Você pode estar perdendo dinheiro;
  • Verifique com seu banco qual o aniversário da sua poupança (um mês após cada aplicação), que são as melhores datas para saque;
  • Evite perder dinheiro! Se comunique com a sua agência caso opte por resgates automáticos em cada aniversário da aplicação;

Lembrando, se você faz investimento em caderneta de poupança essa é uma das noções mais importantes pois, caso não se atente, é possível que perca o juros de um mês inteiro!

Você pode gostar de ler: Melhores cartões para ganhar milhas

Qual o melhor dia para sacar na poupança

(Fonte: Unsplash)

Para aqueles investidores conservadores que buscam rentabilidade diária, é recomendada a aplicação no Tesouro Selic, cuja liquidez ocorre em D+1. Entretanto, nele não há a previsão do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) como existe na poupança, portanto apesar de ser um investimento de baixo risco, é ligeiramente mais venturoso que a poupança.

E você? Já verificou qual o dia de aniversário da sua poupança?

O cuidado para não sacar aquele dinheiro guardado antes da hora pode te prevenir de perder o rendimento de um mês, lembre-se disso!