Qual o prazo de estorno do DOC e TED?

Qual o prazo de estorno do DOC e TED?

1 de fevereiro de 2020 0 Por Carlos Oliveira

Você conhece a diferença entre DOC e TED? Conhece as regras para realizar o estorno de algum deles? Aliás, será que é possível realizar o estorno de um DOC ou de uma TED? Continue a leitura e descubra qual o prazo de estorno do DOC e TED.

Qual o prazo de estorno do DOC e TED?

Foto: canva.com

O que é DOC?

O DOC é o Documento de Ordem de Crédito e por muitos anos foi o único tipo de transferência de recursos. Hoje em dia ele perdeu espaço para a TED por conta da rapidez em que os recursos são disponibilizados na conta do destinatário.

Prazo para compensação do DOC

O DOC tem o prazo de um dia útil para ser processado, ele é compensado no dia seguinte a sua emissão, durante o expediente bancário até às 16 horas. Esse prazo é conhecido com D+1, que quer dizer o dia de sua emissão mais o dia de sua disponibilização.

O que é TED?

Com o avanço da tecnologia, a TED foi criada para proporcionar mais agilidade para as transações diárias e para facilitar a vida das pessoas no geral. O nome completo TED é Transferência Eletrônica Disponível, porém quase ninguém a chama assim, o termo mais usado é TED mesmo. Veja nosso vídeo do canal no YouTube:

 

Prazo de compensação do TED

O TED é compensado no mesmo dia de sua transferência em até 30 minutos, na maioria dos casos, ele ocorre imediatamente ou em até 10 minutos após a transferência.

Pessoas físicas e jurídicas podem realizar ambas as operações de transferência de dinheiro. Essas transações possuem tarifas que variam de banco para banco, em média custa R$10.

Nos pacotes de conta também estão incluídas algumas dessas operações por mês. Verifique o seu pacote e planeje-se para não extrapolar os seus custos.

Qual o prazo de estorno do DOC e TED? É possível realizar esse estorno?

Nós estamos sempre suscetíveis a cometer erros e como essas operações estão muito presentes em nossa vida elas não ficar de fora dessa lista de equívocos. Se você já digitou uma conta errada para fazer uma transferência, vai entender muito bem o que estou falando.

A notícia boa é que é possível sim realizar estornos de uma transferência eletrônica com dados incorretos. Há duas formas em que se realiza o estorno.

A primeira delas é automática quando o banco reconhece que a conta e agência não existem ou que não são compatíveis com a operação requerida, logo, ele realiza automaticamente o cancelamento e o dinheiro retorna à conta do emissor.

Mas e quando você erra e esse dinheiro vai parar na conta de outra pessoa?

Nesse caso também é possível solicitar o estorno, para isso é preciso que você entre em contato com a sua instituição bancária e relate o incidente para que eles possam realizar a abertura do processo de estorno e a devolução dos seus recursos.

#Você pode gostar de ler: 

Fique atento aos prazos de estorno, pois ele varia de acordo com o tipo de transferência escolhida.

Qual o prazo de estorno do DOC e TED? 

Qual o prazo de estorno do DOC e TED?

Foto: canva.com

Qual o prazo de estorno do DOC e TED? Prazo para o DOC!

O DOC tem o prazo de estorno é mais demorado, isso porque a transferência não ocorre de forma imediata.

Portanto, de acordo com a regra estipulada pelo Banco Central do Brasil, o prazo limite para que o estorno seja efetivado é de 2 dias úteis, a contar a partir do momento em que a instituição bancária que recebeu a transferência é notificada.

Qual o prazo de estorno do DOC e TED? Prazo para uma TED!

Nos casos de TED esse prazo é mais rápido. Também de acordo com o Banco Central, ele deve demorar até 60 minutos a partir de sua solicitação, isso porque a TED é uma transferência de recursos imediata e cai na conta do destinatário em até 10 minutos.

 Essas transferências são bastante utilizadas no dia a dia da maioria das pessoas e conhecer melhor sobre as suas regras é fundamental para evitar qualquer dor de cabeça ou para saber como proceder no caso de algum equívoco no momento da transferência.

Você costuma realizar transferências bancárias? Preferes utilizar DOC ou TED? Deixe seu comentário e nos diga o que achou do conteúdo.