Serviços bancários essenciais gratuitos: Todos disponíveis!

Serviços bancários essenciais gratuitos: Todos disponíveis!

4 de janeiro de 2020 1 Por Carlos Oliveira

Ter uma conta corrente sem ter que pagar taxas por isso parece um sonho pra você? Saiba que através dos Serviços bancários essenciais gratuitos, isso já é realidade. 

Se calcular a quantidade de taxas já pagas pelos serviços bancários, certamente daria para bancar várias viagens. Muitas vezes não é consumido o tanto de serviços que pagamos e cá entre nós, ficamos no prejuízo. 

Se essa é sua realidade, está na hora de conhecer um pouco mais sobre os serviços bancários essenciais gratuitos que você tem direito, e seu banco não pode cobrar nada para a utilização deles. 

E pensando em você, esse artigo foi desenvolvido. Continue lendo e diga adeus para as taxas bancárias. 

Você pode gostar de ler: Casa lotérica faz TED e DOC?

serviços bancários essenciais gratuitos

Fonte: idec.org.br

O que são os serviços bancários essenciais gratuitos?


Ao abrir uma conta em qualquer instituição bancária, de pronto o gerente tentará acoplar a sua conta um pacote de serviços ao qual é atribuída uma mensalidade que varia de acordo com o banco. 

Na maioria das vezes, esse pacote contém serviços que o cliente nunca vai usar ou até mesmo, o que é oferecido  neste combo vai muito além das necessidades dele, portanto, torna-se desnecessário pagar por uma coisa que não é utilizada.

Pela recorrência deste tipo de situação, o Banco Central criou uma conta intitulada de essencial, cuja deverá integrar e ser oferecida  entre os pacotes de serviços em todos os bancos.

Tal regra foi regulamentada pela resolução nº3.919 de 2010, tendo como principal característica a gratuidade e a proibição de cobrar mensalidade para esse tipo de conta. Além de garantir ao consumidor que este serviço deverá ser obrigatoriamente oferecido a ele. 

Veja também: Cartão do cidadão da Caixa: Como consultar saldo? Quem pode pedir o seu?

Quem Tem Direito?

Quando nos deparamos com algo que seja gratuito logo pensamos que somente é disponibilizado para contas em que haja  grandes movimentações ou uma espécie de bônus para clientes VIPs.

Mas neste caso, os Serviços Bancários Essenciais Gratuitos são disponibilizados para toda pessoa física, ou seja, toda pessoa, independentemente do valor da movimentação ou do tipo de conta, tem direito a este pacote. 

Os clientes da conta essencial tem direito apenas aos serviços contidos neste pacote. Agora, se este opta por uma conta corrente convencional, terá esse limite de serviços aumentados mediante o pagamento de uma taxa mensal.

Resumindo, clientes pessoa física tem direito a estes serviços de modo gratuito. Já os clientes possuam conta como pessoa jurídica, mesmo que seja Microempreendedor Individual, não têm direito a gratuidade destes serviços. 

Veja este artigo: Que dia compensa boleto pago no fim de semana?

serviços bancários essenciais gratuitos

Fonte: creditooudebito.com.br

Quais São os Serviços Bancários Essenciais Gratuitos?

Após conhecer um pouco sobre o assunto você deve estar se perguntando: “Mas quais são os Serviços Bancários Essenciais Gratuitos?” Pois bem, é neste tópico que vamos apresentá – los.

Para a grande fatia de clientes de um banco, estes serviços essenciais são mais do que suficientes durante o mês. E por não terem a devida informação, acabam contratando planos sem necessidade,  jogando dinheiro no ralo enquanto poderia estar investindo esse valor. 

Para que você não caia mais na conversa do gerente do seu banco, confira a seguir quais são os Serviços Bancários Essenciais Gratuitos:

  • 04 saques mensais, tanto em guichês ou caixa eletrônico;
  • 02 transferências mensais  entre contas do mesmo banco;
  • 02 extratos via caixa eletrônico;
  • 1 talão de cheque com 10 folhas ao mês;
  • Emissão de um cartão de débito habilitado para compras e saques;
  • Segunda via do cartão em caso de furto ou perca;
  • Consulta ilimitada a conta via internet banking.

Se a quantidade de serviços que compõem o pacote é suficiente pra você, procure o seu gerente e troque os serviços pagos pelo gratuito. Analise o quanto você está desembolsando e veja o quanto vai economizar com essa troca.

Leia também: Cartão de crédito sem anuidade: Veja as opções!

O Banco é Obrigado a Oferecer Esses Serviços?

Claramente o banco quer que você dê lucro a ele adquirindo um pacote de serviços, por essa razão, é o primeiro  a ser ofertado para você. Mas essa relação é bilateral, e você tem o direito de escolher aquele que melhor se enquadra na sua realidade. 

Com o respaldo da resolução, o Banco Central do Brasil garante a obrigatoriedade da oferta dos Serviços Bancários Essenciais Gratuitos para todo e qualquer cliente pessoa física.. Além disso, a tarifa deste pacote deve constar na tabela do banco e estar a disposição  caso o cliente a solicite.

Caso você tenha uma conta corrente convencional e queira trocar para o pacote de Serviços Bancários Essenciais Gratuitos, saiba que pode solicitar a migração  a qualquer momento sem precisar pagar nada por isso. 

Se o seu banco venha a se negar a disponibilizar o pacote essencial gratuito, ou a realizar a migração de pacotes, registre a reclamação no Banco Central e também no Procon.

Veja lista completa sobre serviços gratuitos oferecidos pelos bancos no site do Banco Central. Só clicar abaixo:

》》Lista de serviços《《