Vantagens e desvantagens do cheque especial! Como funciona?

Vantagens e desvantagens do cheque especial! Como funciona?

1 de julho de 2019 0 Por Carlos Oliveira

Não basta saber as vantagens e desvantagens do cheque especial é preciso entender o conceito de cheque especial e quando esse limite acaba ficando indisponível.

No outro artigo eu fala sobre cheque especial dos principais bancos agora você vai ver dicas sobre o cheque especial e em que momentos é vantajoso ou não utilizar esse limite.

Então eu recomendo que você leia este artigo atentamente para que você entenda o conceito do cheque especial é todos os benefícios que ele pode te trazer.

Artigo recomendado: Cheque em Custódia ou custodiado e administrativo

Vantagens e desvantagens do cheque especial

Vantagens e desvantagens do cheque especial: O que é cheque especial!

Quando falamos em conseguir crédito no sistema bancário, o famoso cheque especial é um dos campeões na categoria crédito, basicamente o cheque especial é tipo de crédito que o banco disponibiliza a todos os seus clientes que possuem conta corrente na instituição.

Esse limite do cheque especial é sedido aos clientes em casos onde haja a necessidade de fazer pagamentos ou transferências urgentes, onde o mesmo  não dispõe de fundos, possue apenas o limite, que é conhecido como limite do cheque especial.

No momento em que abrimos uma conta corrente, geralmente nosso banco disponibiliza uma linha de crédito – limite da conta – que fica disponível na conta e  você pode usa-lo em várias situações.

Na maioria das vezes é o banco quem estabelece o valor do limite do cheque especial, geralmente esse limite é disponibilizado em duas situações:

  • Aa abrir uma conta corrente: Quando ocorre do banco disponibilizar esse limite no ato da abertura, significa que a instituição está disponibilizando um valor afim de cobrir eventuais gastos onde o seu saldo não seja o suficiente para cobrir seus custos. Geralmente só é disponibilizado esse limite  quando o cliente se enquadra no perfil de cliente que o banco procura, lógico que o candidato a essa análise de crédito deve preencher e obedecer alguns critérios que são definidos pelo banco onde você mantém conta.
  • Limite aprovado depois de algum tempo: Quando isso ocorre, significa que o banco disponibilizou esse limite depois de analisar seu histórico com o banco em questão, o bom uso da conta corrente, faz com que os bancos disponibilizem esse limite, outro fator determinante é não ter nenhum problema de crédito que esteja ligado ao seu nome.

Leia também: Cheque visado e em branco

Quanto aos juros cobrados no cheque especial


Como todos sabemos, os juros cobrados pelo cheque especial ao estourar o limite na sua conta, são altíssimos, perdendo apenas para o cartão de crédito.

Esse “limite de crédito” fica disponível na sua conta corrente para que você possa utilizar caso precise.

A justificativa para ter juros tão altos são na maioria das vezes, a forma como o crédito é disponibilizado e o fato de o banco não garantias que crédito disponibilizado será de fato pago.

É comum os bancos praticarem a cobrança de juros pelo utilização do crédito após dez dias corridos do uso do limite do cheque especial. Na maioria das vezes conseguimos pagar rapidamente esse dinheiro, mas se você não se atentar a isso e deixar a onde dias, você não só pagará o juros referente ao 11° dia, quanto aos 10 dias anteriores, portanto o recomendado é que você fique atento a esse período para não ser pego de surpresa ao quitar seu debito na sua conta.

Você pode gostar de ler: Como preencher cheque da forma correta

Vantagens e desvantagens do cheque especial

Principais vantagens e desvantagens do cheque especial!


Abaixo eu vou listar as principais vantagens e desvantagens do uso do crédito disponível no cheque especial:

Principais vantagens;

    • A principal vantagem do limite de crédito do cheque especial, é fato de esse dinheiro ter sua aprovado no ato da abertura da conta corrente e ele fica disponível o tempo todo, durante o tempo em que você mantiver conta corrente na instituição bancária, só lembrando que esse valor depende da comprovação  sua renda e da forma como você  movimenta sua conta.
    • O valor está sempre disponível na conta do correntista, evitando todo o procedimento para aprovação de um crédito ou empréstimo, ficando o saldo disponível e acessível direto no caixa eletrônico da sua agência bancária.
    • Quando você não dispor de fundos para compensar um cheque, esse limite poderá ser utilizado sempre observando o prazo de 10 dias para recolocação do valor na conta evitando os super juros cobrados.
    • É a forma mais rápida e fácil de obter crédito sem burocracia, tendo um valor disponível  para possíveis problemas financeiros que você venha ter.

Principais desvantagens em obter esse crédito

  • Possue uma das maiores taxa de juros praticadas no mercado atualmente
  • O prazo para cobrir o limite utilizado é curtíssimo, são 10 dias corridos, passado esse período os juros são cobrados com força todos os dias, inclusive os dias de carência para iniciar a cobrança de juros.
  • Se ocorrer de não cobrir o limite por inteiro no período determinado, o recomendado é cancelar esse limite de crédito e tentar uma nova negociação, trocando esse valor por outro tipo de empréstimo, onde os juros praticados sejam mais baratos, muitas pessoas acabam opitando, na maioria das vezes, pelo credito consignado.
  • Deve ser encarado como um tipo de empréstimo ou financiamento e deve ser pago com rigor na data correta.

Artigo relacionado: Ações em bolsas de valores americanas: Google, Facebook e Apple

Vantagens e desvantagens do cheque especial

O que faz com que você perca o limite do cheque especial?


Espero que você esteja entendendo todas as principais vantagens e desvantagens do cheque especial, agora nós vamos listar alguns dos principais fatores que determinam a perca desse limite.

Como sabemos o cheque especial é um tipo de crédito fornecido a pouquíssimas pessoas, então tudo depende da maneira como cada cliente se atém as condições observadas para manter esse crédito. É preciso atentar-se ao uso correto desse limite de credito pois em alguns casos esse limite de crédito poderá sofrer reduções ou até ser cancelado, caso você não pague na data correta a instituição financeira poderá agir punindo-o com a perca desse limite.

Os motivos que mais causam essa diminuição de crédito ou a perca total desse limite, temos como as mais comuns:

  • Quando reduzimos nossa movimentação financeira na conta corrente. Geralmente em casos onde ocorra uma diminuição considerável de valores na sua conta ou em casos onde sua empresa ou empresa que você trabalha tem grande perca de capitação de receita, o banco pode se ater a diminuir esse limite, nao maioria das vezes, acorre apenas a diminuição e não a extinção do limite do crédito, podendo ser reavaliado se sua movimentação na conta voltar ao normal.
  • Quando se Emite muitos cheques sem fundos. O limite de crédito é disponibilizado com o intuito de não deixar cheques voltar sem fundos, porém se você não reestabelecer esse limite, cheques vão voltar e quando isso ocorre por mais de uma vez, a primeira medida tomada pelo banco é suspender o uso desse limite.
  • Por inadimplência. Primeiro fator que determina a perca de crédito na maioria da vezes é a inadimplência, o não pagamento dos seus débitos junto a banco pode causar a perca do seu limite de crédito, na maioria das vezes os bancos se utizam desses fatores para negar o uso desse serviço.

O objetivo deste artigo é exclarecer os principais pontos sobre as vantagens e desvantagens do cheque especial, porém é preciso que se observe que qualquer decisão relacionada a perca ou aumento de crédito depende exclusivamente do banco.

Sempre é bom lembrar que ter um bom relacionamento e conhecer o gerente do seu banco ajuda muito quando você for contratar ou solicitar algum serviço, cada caso é analisado pelo seu gerente e cabe á ele tomar a melhor opção para você.

Essas foram as dicas de hoje sobre vantagens e desvantagens do cheque especial, caso este conteúdo enteresse á mais alguém que você conheça, não deixe de compartilhar.