Vantagens e desvantagens do empréstimo com cheque: Debito em conta ou no cartão de credito!

Vantagens e desvantagens do empréstimo com cheque: Debito em conta ou no cartão de credito!

24 de maio de 2019 0 Por Carlos Oliveira

No artigo anterior eu falei um pouco sobre empréstimo de dinheiro, você viu e entendeu tudo relacionado ao tema, neste artigo eu vou falar sobre vantagens e desvantagens do empréstimo com cheque, também vou falar um pouco do empréstimo consignado ou debito em conta e algumas dicas sobre cartão de credito.

Por isso eu recomendo que você fique  no nosso blog e acompanhe este guia bancário ate o final e confira todas as dicas que eu tenho para você, são dicas simples que vão ser de grande ajuda quando falamos em empréstimos.

Quando falamos em pegar dinheiro emprestado, logo pensamos em algum parente ou amigo que possa socorrer a gente num determinado momento, essa prática de emprestar dinheiro é muito comum e já acompanha a gente por várias gerações. Lembrando que pegar dinheiro de um amigo ou parente sem que ele obtenha algum vantagem sobre o dinheiro é super comum, pois ele esta te fazendo um favor, uma dica é evitar agiotas, pois quem prática agiotagem esta cometendo crime financeiro, caso a pratica seja comprovada, a pessoa será processada e preza.

Se você deseja pegar dinheiro emprestado saiba que existem varias instituições que prestam esse serviços, serviços esses, que são oferecidos em vários formatos, abaixo eu irei listar algumas vantagens e desvantagens do empréstimo com cheque, debito em conta e cartão de credito.

Veja também: O que é um conversor de dinheiro?

vantagens e desvantagens do empréstimo com cheque

Quais as vantagens e desvantagens do empréstimo com cheque?

Poucas pessoas utilizam essa forma de conseguir dinheiro ou de certa forma um tipo de crédito, bastando apenas você emitir folhas de cheque com o valor que você precisa preenchidas com a data para o pagamento, o cheque neste caso seria a garantia de pagamento de quem lhe emprestou o dinheiro, o fato de não haver burocracia para este tipo de empréstimo e que faz dele uma alternativa viável para quem precisa de dinheiro de forma rápida.

outra opção que já é ate mais procurada é utilizar o limite do cheque especial, neste caso quem tem conta corrente em banco na maioria das vezes tem um limite disponível na conta, podendo fazer uso desse limite em caso de pegar dinheiro emprestado, já que esse limite pode ser sacado e você pode gastar como quiser!

A grande vantagem nos dois casos é a pouca ou quase nenhuma burocracia em conseguir o dinheiro, em contra-partida a desvantagem do empréstimo com cheque no caso de utilizar o limite do cheque especial, são as altas taxas cobradas por utiliza-la.

Artigo recomendado: Como receber dinheiro do exterior?

vantagens e desvantagens do empréstimo com cheque

Quais as vantagens e desvantagens  do empréstimo com debito em conta?

Você aí na sua cidade com certeza já teve algum familiar mais velho sendo abordado nas ruas da cidade por pessoas com panfletos oferecendo empréstimos! Esses são os famosos empréstimos consignados, o alvo principal de vendedores deste tipo de empréstimo são aposentados e pensionistas por terem uma renda fixa que é paga por deposito em conta.

Então quem deseja pegar dinheiro de maneira consignada, saiba que o valor será descontado na conta toda vez que seu salário é pego. O que eu vejo como grande vantagens é o fato de os empréstimos consignados serem de fácil aprovação e a pessoa tem o valor disponível na conta quase que no mesmo momento após a aprovação.

A dica é se planejar bem antes do pegar este tipo de empréstimo, pois a grande desvantagem é que você já sabe que parte do seu salário esta comprometido e que vai ser descontado toda vez que seu salário for pago na sua conta, outra dica é ficar atento as taxas praticadas, por ser uma modalidade de empréstimo bastante segura para quem empresta, eles costumam praticar vários preços, então o importante aqui é comparar bem as vantagens e desvantagens que cada empresa oferece e só depois contratar o empréstimo.

Você pode gostar de ler: O que é cheque visado, endossado e ao portador?

vantagens e desvantagens do empréstimo com cheque

 

Quais as  vantagens e desvantagens de pagar dinheiro do cartão de crédito?

Quem hoje em dia não tem um cartão de crédito? Acredito que quase todos nós temos um cartão de crédito! Saiba que o cartão de crédito é outro opção de conseguir dinheiro!

Já aconteceu de você ter que parcelar a sua fatura? Ali você já esta contraindo um tipo de empréstimo, outra maneira de contratar um empréstimo pelo cartão de crédito é contratando um valor que a própria empresa do cartão já disponibiliza como opção de saque do dinheiro.

Uma outra sacada para contratar um empréstimo pelo cartão de crédito é: Você já deve ter visto uma folha de papel que chega junto com sua fatura como os dizeres ” Parabéns você tem disponível um valor xxx para sacar” ou algo do tipo! Ao contratar por aquele serviço o dinheiro fica disponível em ate 48 horas na sua conta.

Funciona assim: Você escolhe o valor que vai pegar emprestado, contrata por uma ligação 0800 disponibilizada pela empresa, escolhe em quantas vezes vai pagar e o dinheiro e disponibilizado na sua conta, a cobrança é feita na sua fatura e muitas das vezes não afeta o limite que você tem no cartão.

O citado acima é a grande vantagem desta modalidade de empréstimo, a desvantagens aqui, mais uma vez, são as taxas e juros que muitas vezes ultrapassam os 500% ao ano. Então você ficar muito atento a isso quando for contratar um empréstimo pelo cartão de crédito.

É comum as pessoas pegarem empréstimos pensando em:

  • Pagar dividas
  • Fazer uma viagem
  • Comprar um carro novo ou usado

O que você atentar-se é se realmente vale apena a divida que você contrair ao fazer um empréstimo seja qual modalidade for. A dica que o guia bancário deixa para você é só faça uso desse serviço em último caso, se realmente não houver outra opção e ser for fazer o empréstimo, fique atento as taxas, aos prazos e o valor final do empréstimo, compare como o maior número de empresas possíveis e so depois contrate o serviço.

Caso você deseje mais informações sobre empréstimos e como isso é regulamentado aqui no país, você pode acessar o site doBACEM e ficar por dentro de tudo que você precisa.

Essas foram as dicas de hoje! Forte abraço e ate a próxima!